João Pessoa, 08 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BATALHA DO RIACHUELO

Lígia prestigia cerimônia da Marinha

Comentários: 0
publicado em 08/06/2017 às 18h53

A vice-governadora Lígia Feliciano prestigiou a Cerimônia Militar alusiva à Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), na Capitania dos Portos da Paraíba, bairro do Varadouro, na Capital. Na ocasião, houve entrega de honrarias e promoções aos militares.

“Me sinto lisonjeada em participar das comemorações de uma data tão importante para os militares que dedicam suas vidas para servir à Pátria, junto com o Exército e a Força Aérea Brasileira”, ressaltou Lígia Feliciano.

A cerimônia foi iniciada com o canto do Hino Nacional, teve prosseguimento com as leituras da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacella Leal Ferreira, e mensagem do presidente da República, Michel Temer. Ambos destacaram a importância histórica dos eventos de 11 de junho e o caráter heroico e inspirador daqueles que participaram da Batalha Naval do Riachuelo, bem como ressaltaram a atual conjuntura da Marinha do Brasil e as diversas atividades que a Instituição exerce.

“A data é extremamente importante para a Marinha do Brasil e também para o país. Temos esses 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo como exemplo de coragem e bravura. É muito importante rever o passado, valorizar a nossa bandeira, e também os nossos heróis como exemplo para o nosso futuro”, destacou o capitão dos Portos da Paraíba, comandante Luis Soares.

HISTÓRICO – Em 1865, o Brasil foi levado a se juntar à Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai, e a Marinha do Brasil assumiu o importante papel de proteger a Pátria e reconquistar os territórios invadidos pelo inimigo.

Na manhã de 11 de junho, sob o comando do almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, notáveis brasileiros enfrentaram com bravura e destemor a ameaça estrangeira e reverteram a situação de desvantagem em que se encontravam, combatendo nas águas do Rio Paraná. Em região próxima à foz do riacho Riachuelo, a Força brasileira agiu com coragem, ousadia e amor à Pátria, empreendendo ações que fizeram as forças inimigas bater em retirada.

Em memória à decisiva atuação do Almirante Barroso, aos atos de heroísmo de marinheiros que perderam suas vidas durante a batalha e à conquista do sucesso determinante na vitória final da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, a Marinha do Brasil comemora, anualmente, o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, que foi instituída como a Data Magna da Marinha.

MaisPB

Leia Também