João Pessoa, 16 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Quase 50% das pessoas atendidas na rede de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa são do interior do Estado. O dado foi divulgado pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), que afirmou que os investimentos na saúde pública chegam a 23% da Receita Corrente Líquida do município.
Na UPA do Valentina, 44% dos pacientes são de outros municípios.
A mesma situação se repete na maternidade Cândida Vargas, onde metade dos atendimentos são relativos a pessoas do interior. A maioria das pessoas atendidas na rede de saúde da Capital são do município do Conde, no Litoral Sul.
“Se a rede hospitalar não dá o suporte necessário, se os PSFs não funcionam em alguns municípios, o cidadão corre para João Pessoa. O desafio está posto. Atendemos cerca de 1 milhão de pessoas com cartão SUS. É um dado que demonstra que a gente tem investido muito”, frisou Cartaxo.
O prefeito ressaltou que a rede municipal atende a toda João Pessoa e boa parte do estado, porém, com recursos apenas para a Capital. “Se chegar no Ortotrauma, por exemplo, é atendido. A gente não fica fazendo triagem”, afirmou.
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025