João Pessoa, 05 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
A PARTIR DO DIA 17

Saúde planeja campanha de vacinação contra a gripe

Comentários: 0
publicado em 05/04/2017 às 16h42

A campanha nacional de imunização contra a gripe começará no dia 17 de abril e será mantida até o dia 26 de maio. O dia “D” de vacinação será 13 de maio. A novidade deste ano é que as vacinas também serão disponibilizadas para os professores de escolas públicas e particulares. A campanha vai começar imunizando os trabalhadores da saúde e as gestantes. A partir do dia 20 de abril a campanha será aberta para todo o público-alvo.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses até quatro anos de idade, trabalhadores em saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias), idosos, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, trabalhadores do sistema prisional, detentos e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Este ano também estão contemplados os professores da rede particular e da rede pública (municipal, estadual ou federal).

A meta de vacinação deste ano subiu de 80% para 90% dos grupos prioritários. Dentro do público-alvo, os grupos prioritários que devem ser vacinados em 80% são as crianças de seis meses até quatro anos de idade (26.951), trabalhadores em saúde (6.826), gestantes (4.957), puérperas (815) e idosos (43.349). Isto configura um total de 82.898 pessoas e pelo menos 74.608 precisam ser imunizados.

A vacina protege contra vários subtipos da gripe, incluindo a H1N1. “Mesmo quem se vacinou no ano passado precisa ser vacinado novamente porque todos os anos a vacina muda para ficar mais eficaz e o próprio vírus fica mais resistente às vacinas anteriores”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Miralva Cruz. As doses serão distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Saúde e também serão realizadas vacinações pontuais em locais diferentes.

MaisPB

Leia Também