João Pessoa, 09 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DURANTE A NOITE

Passageiros são liberados após passar noite em teleférico na França

Comentários: 0
publicado em 09/09/2016 às 09h26

Após passar a noite em um teleférico sobre o Mont Blanc, que fica entre a França e a Itália, 33 pessoas foram resgatadas na manhã desta sexta-feira (9). A falha técnica bloqueou o bondinho na quinta-feira (8) no paraíso para os esquiadores.

Outros 77 passageiros foram retirados por socorristas franceses e italianos ainda durante a noite com a ajuda de helicópteros ou rapel.  Mas a intervenção dos helicópteros teve que ser interrompida na noite de quinta-feira pelas condições meteorológicas difíceis.

As cabines do “Panoramic Mont Blanc” fazem um percurso de 5 km que separam a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude), na França, da Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Monte Branco, a maior montanha da Europa.

Cinco funcionários das equipes de emergência, três franceses e dois italianos, conseguiram acesso a algumas cabines e passaram a noite com os passageiros. Um deles chegou ao local onde estava a criança de 10 anos.

Os turistas bloqueados tiveram acesso a mantas, barras energéticas e garrafas de água, que são disponibilizadas nas cabines.

Dois grupos de três telecabines (com capacidade para quatro pessoas) ficaram “órfãs”, como definiu o prefeito de Alta Saboia, Georges Leclerc, porque as equipes de resgate não conseguiram alcançar as mesmas.

Foto de arquivo tirada em agosto de 2015 mostra o teleférico Panoramic Mont-Blanc   (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

(Foto de arquivo tirada em agosto de 2015 mostra o teleférico Panoramic Mont-Blanc (Foto: Philippe Desmazes / AFP)

O incidente aconteceu por “razões inexplicadas”, os cabos do teleférico – construído há mais de meio século – se cruzaram, explicou Dechavanne.

“A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo”, disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.

Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram bloqueados por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta.
Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate.

G1

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas