João Pessoa, 16 de maio de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

De auxiliar de serviços gerais à gerente do Nord Easy Imperial Suítes. De mensageiro à gerente geral do Nord Easy Green. As trajetórias profissionais de Janailma Mota e Alekflávio Sarmento, respectivamente, são exemplos de ascensão e investimento da Rede Nord em sua equipe. Segundo Everson Albuquerque, gerente comercial da Rede Nord, acreditar em seus profissionais e capacitá-los é uma das bandeiras da Nord, maior rede hoteleira da Paraíba.
Janailma Mota, de 30 anos, ingressou na Nord em 2004 como auxiliar de serviços gerais pós-obra durante a implantação do Nord Class Imperial. Após a inauguração, foi promovida à camareira do Nord Imperial e exerceu o cargo por cinco anos. Em 2009, ela foi convidada para exercer o cargo de supervisora do Nord Imperial. Após um ano, Janailma se destacou na função e dessa vez recebeu o convite para ser a governanta do Imperial.
Também em 2009 Alekflávio Sarmento, de 32 anos, ingressou na Rede Nord no Nord Class Imperial no cargo de recepcionista. “A Nord começou no Imperial. Ele foi nossa escola e faculdade. Nele aprendemos tudo. Atualmente temos conhecimento de todos os setores de um hotel, pois passamos por várias funções no Imperial”, explicou Janailma.
Após dois anos como recepcionista, Alekflávio foi promovido à gerente geral do Hotel Nord Easy Green Sunset, à beira-mar do Cabo Branco. O gerente está há 12 anos no ramo da hotelaria e o seu primeiro cargo foi o de mensageiro, popularmente conhecida como carregador de malas. Ele saiu do antigo emprego por perceber a dificuldade de crescimento em empresas gerenciadas por famílias.
“Cerca de 70% dos hotéis da capital são de famílias e isso dificulta a ascensão neste tipo de empresa. É lógico que existem hotéis que investem, independentemente do funcionário ser ou não da mesma família, mas são poucos. Percebi que nas empresas desse seguimento é praticamente impossível crescer e por isso busquei a Rede Nord. Observei que nela havia a chance de crescimento profissional. Já tive a oportunidade de promover alguns membros da minha equipe. É um orgulho ver pessoas que estão ao nosso lado se dedicando e buscando capacitação. E poder reconhecer esse esforço é ainda melhor”, explicou Alekflávio.
O gerente é formado em Turismo e desde que ingressou na Nord participou de diversos cursos técnicos, como por exemplo, o de Hospitalidade, Recepcionista e Manipulação de Alimentos. Alekflávio também estudou em escolas de idiomas e atualmente está cursando Administração. “Sinto-me mais motivado para trabalhar. Em diversas situações me coloco no lugar dos funcionários, porque já passei por diversos cargos e sei como funciona cada um, desta forma fica mais fácil de dialogar com minha equipe. Faço com que eles se motivem também e se espelhem em mim. Quero que todos cresçam”, finalizou Alekflávio Sarmento.
De auxiliar de serviços gerais à gerente
Janailma entrou na Nord como auxiliar de serviços gerais pós-obra e em apenas cinco anos exerceu a função de camareira, supervisora e governanta. Após seis meses na função de governanta do Imperial, Janailma recebeu mais uma proposta. Dessa vez para assumir o cargo no Nord Easy Green. Em 2012, a profissional recebeu o convite para exercer a função de governanta durante a implantação do Nord Easy Ondas do Atlântico e em agosto de 2012 tornou-se a governanta do Nord Class Blue Sunset por cerca de dois anos.
Durante os 10 anos na Rede Nord, Janailma participou de cursos de capacitação para aprender cada vez mais sobre o ramo da hotelaria e em fevereiro de 2014 tornou-se a gerente geral do Nord Easy Imperial Suítes, à beira-mar do Cabo Branco. São mais de 57 suítes equipadas com quarto, sala de estar, copa americana, frigobar, ar condicionado, TV com canais por assinatura e muito mais. O Imperial Suítes oferece ainda área de lazer, piscina, internet Wi Fi grátis, garagem coberta, restaurante e segurança 24h.
“Tenho imenso orgulho de mim. Quando olho para trás e vejo tudo que já passei, sinto-me muito orgulhosa. Vários colegas começaram comigo, se acomodaram e hoje continuam na mesma função. Mas eu também não almejava o cargo de gerente. Quem me incentivou bastante foi Liliane Alves [gerente geral do Nord Blue Sunset]. Liliane mostrou o meu potencial e eu corri para me capacitar e ler mais sobre a hotelaria”, explicou Janailma Mota.
De acordo com Everson Albuquerque, a Rede Nord se consolida como a mais significativa empresa do ramo na Paraíba por investir na “prata da casa” e acreditar em seus profissionais. “Percebemos que Janailma e Alekflávio tinham o espírito de liderança e vestiam a camisa da Nord. Os dois se mostraram aptos ao cargo e foram enviados para unidades menores da categoria Easy. No Green Sunset e no Imperial Suítes os profissionais estão sendo treinados para posteriormente gerenciarem unidades maiores nas categorias Class e Luxxor. A Nord tem essa preocupação com a capacitação dos seus profissionais. Mas quem faz a oportunidade são os funcionários e não a empresa. São eles que se mostram competentes e interessados no crescimento da carreira. Eles são dos bons exemplos de pessoas que criaram essa oportunidade”, disse Everson Albuquerque.
Durante a gestão de Alékflávio no Green Sunset, diversos funcionários buscaram o crescimento profissional. “Temos casos aqui de camareira que hoje está como recepcionista, de camareira que ficou como governanta, de garçom que foi promovido para auditor. Esses são apenas alguns exemplos de profissionais que se destacaram e seguem buscando cada vez mais o crescimento profissional na Rede Nord”, explicou Alekflávio.
Janailma também busca motivar sua equipe do Nord Easy Imperial Suítes com atividades diárias. Durante sua gestão os funcionários se uniram e construíram uma horta ao lado do restaurante. Em breve será possível colher os temperos para os pratos na própria horta do hotel. Nas sextas-feiras todos almoçam juntos durante uma refeição coletiva. “Tínhamos uma área ‘morta’ ao lado do restaurante e então propus montar uma horta para dar vida ao espaço. Todos amaram a ideia e cada um ajudou trazendo um material para elaboração da horta. Reunimos os funcionários e todos participaram do plantio. Foi uma tarde maravilhosa e hoje a horta é um exemplo do trabalho em conjunto, do esforço coletivo. Sempre que passo por ela me emociono”, finalizou Janailma.
Da Assessoria
"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026