João Pessoa, 23 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TECNOLOGIA

Empresa do Google cria girafa-robô que dança e pega objeto com pescoço

Comentários: 0
publicado em 23/06/2016 às 16h46

A Boston Dynamics, uma das subsidiárias da dona do Google, mostrou nesta quinta-feira (23) sua nova criação, um girafa-robô.

A máquina da empresa controlada pela  Alphabet é, na verdade, uma versão reduzida de outro robô, o Spot. Menor, o SpotMini pesa 55 quilos –o original pesa 72 quilos. Totalmente elétrico e sem componentes hidráulicos, o robô funciona por até 90 minutos sem uma nova recarga

O que faz dele um robô-girafa é um pescoço eletrônico posicionado em seu dorso. Na prática, o pescoço funciona como um braço robótico, capaz de pegar, segurar, puxar ou manipular objetos. Com a adição desse componente, o peso da máquina vai a 29 quilos.

 Outra novidade são os várias sensores espalhados pelo corpo do SpotMini para melhorar a navegação e a manipulação de objetos. São câmeras de profundidade para dar noção de espaço ao robô e um giroscópio para que o braço eletrônico permanece imóvel mesmo que o robô se movimente.

Para mostrar como funciona essa segunda característica, a Boston Dynamics fez o robô executar uma espécie de dança no vídeo de apresentação. Além disso, o SpotMini também é capaz de se abaixar enquanto anda.

G1

 

Leia Também