João Pessoa, 09 de setembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os torcedores que forem flagrados cometendo atos de discriminação racial poderão ser banidos por até cinco anos dos estádios de futebol em João Pessoa.
Essa é a proposta do projeto de lei que está sendo apresentado pelo vereador Eduardo Carneiro (SD) na Câmara Municipal da capital.
De acordo com Eduardo Carneiro, a iniciativa tem por objetivo coibir essa prática lamentável de ofensas a terceiros em virtude de raça, cor ou etnia.
Para o parlamentar, é inconcebível que em pleno século XXI ainda existam pessoas que se comportem dessa maneira e façam uso desse expediente discriminatório.
O vereador explicou que as pessoas flagradas cometendo este tipo de ilícito serão barradas dos estádios de futebol por um prazo de cinco anos. “É preciso que se dê um basta nesse tipo de atitude, que tem deixado a sociedade brasileira indignada, a exemplo do que aconteceu recentemente em nível nacional”, defendeu.
Eduardo Carneiro disse também que se o torcedor identificado for servidor público, dirigente ou funcionário de entidade esportiva, de empresa responsável pela organização de competição ou ainda membro de torcida organizada, a punição prevista deverá ser aumentada em 30%. “A responsabilidade de cumprimento da norma será dos clubes. Caso a determinação não seja obedecida, as punições poderão provocar até mesmo a interdição do estádio, ginásio ou equipamento esportivo”, destacou.
MaisPB com assessoria
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025