João Pessoa, 19 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Do Sofá

Palmeiras pode ser 1º campeão brasileiro sem estar em campo

Comentários: 0
publicado em 19/11/2016 às 11h45
Cesar Greco/Agência Palmeiras

O Campeonato Brasileiro poderá ter uma situação inédita no próximo domingo: consagrar o seu primeiro “campeão do sofá”. O Palmeiras tem chances de assegurar a taça sem estar em campo.

Esta é uma situação comum de acontecer em nacionais de pontos corridos, e na Europa são diversos os casos ao longo dos anos. Mas desde a adoção deste sistema no Brasil – em 2003 – isso jamais ocorreu. Até então, o campeão sempre era decidido em finais. Até mesmo em anos de triangulares e quadrangulares decisivos, como em 1971 e 1973, houve um jogo que marcou a conquista da taça.

E mesmo na era dos pontos corridos, o time que se sagrou campeão nacional obteve o feito após uma partida em campo, sem precisar esperar horas antes ou depois o resultado de um concorrente. Mas a  configuração da antepenúltima rodada neste fim de semana, entretanto, abre espaço para esta possibilidade inédita.

O Palmeiras entrará em campo para enfrentar o Botafogo às 17h (de Brasília) no Allianz Parque. Se vencer, irá a 74 pontos. No mesmo horário, o Santos, que tem 67, enfrentará o Cruzeiro no Mineirão. Em caso de derrota, ficará sem chances de título. Um empate manterá as esperanças.

Entretanto, um revés santista somado a um triunfo palmeirense não será o bastante para a torcida alviverde deixar seu estádio com a certeza do título. Precisará acompanhar do sofá o duelo entre Flamengo e Coritiba, que só começará às 19h30, no Maracanã.

Uma derrota ou até mesmo um empate no Rio de Janeiro será o suficiente para o Palmeiras assegurar o seu nono título nacional.

Corinthians quase foi campeão sem estar em campo em 2015

No ano passado, o Corinthians quase se tornou o primeiro campeão brasileiro do sofá. Na 34ª rodada, venceu o Coritiba por 1 a 0 no sábado. No domingo, um tropeço do Atlético-MG contra o Figueirense asseguraria o troféu. Mas o time mineiro venceu por 1 a 0 e adiou um pouco mais a decisão.

Na rodada seguinte, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Vasco e na mesma hora o Atlético era derrotado pelo São Paulo por 4 a 2. Os corintianos fizeram a festa no gramado de São Januário.

Cruzeiro foi campeão no vestiário

Em 2013, o Cruzeiro foi campeão no vestiário. No intervalo de sua partida contra o Vitória, o time mineiro soube que o Criciúma havia ganhado do Atlético-PR por 2 a 1 e a taça era sua.

Mas a equipe celeste comemorou em campo após fazer 3 a 1 sobre o adversário no Barradão.

MaisPB com Uol Esportes

Leia Também