João Pessoa, 30 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Francisco Leite Duarte é advogado tributarista, auditor-fiscal da Receita Federal (aposentado), professor de Direito Tributário e Administrativo na Universidade Estadual da Paraíba, doutor em direitos humanos e desenvolvimento. Na Literatura, publicou os romances “A vovó é louca” e “O Pequeno Davi”, uma coletânea de contos chamada “Crimes de agosto”, um livro de memórias (“Os longos olhos da espera”), e dois livros de crônicas.

O tiririca do BC

Comentários: 0
publicado em 30/08/2025 ás 08h51

Nada contra Tiririca. Como Deputado, um estrupício. Nada contra Balneário do Camboriú, que deve ser lindíssima. Dizem que os ricaços da cidade ficam se cubando, medindo os arranha-céus uns dos outros enquanto coçam o fiofó.

Tirando isso, jamais colocaria o jovem político no meu radar se a magnífica cidade não o tivesse escolhido como vereador. Vereador é pessoa pública, qualquer um pode pôr o dedo em suas feridas, até mesmo um nordestino do alto sertão da Paraíba, se a ideologia do meirinho vive chafurdando um bem tão caro para os brasileiros: a democracia.

O cara é do PL, o que piora a situação da cidade santa-catarinense, mas o que quero mesmo comentar é o que disse o Presidente da Câmara dos Vereadores sobre o meirinho camboriuense:  chamado de Tiririca do BC… Injusto, muito injusto isso, seu Xandão.

Bem, de quem estamos falando mesmo? Deus me livre de pronunciar o nome dele. Sentiria comichão na pele, tal qual em um dia sombrio de 2018 senti quando, vindo de Brasília, me deparei com o pai do cara dentro do avião.

Mas quero enfatizar uma qualidade do nobre vereador, sua capacidade de oratória, que é imensa, embora prefira resmungar ou mugir algo indecifrável, coisa da sua simplicidade estonteante.

O fato é que o número 4 tem se posicionado de forma fabulosa. Votou contra o reconhecimento do assassinato do ex-prefeito do Município pela Ditadura militar e, no mês de julho, votou contra o dia da democracia. Ah, antes que eu me esqueça:  também formulou um projeto de lei que proibia a “doutrinação ideológica ao comunismo, socialismo e nazismo” nas escolas municipais. Ui, ui, ui!

Acho lindo tudo isso. Falam as bocas mais sebosas da cidade que o meirinho também tem sonhos imperiais. Quero colaborar. Eu defendo o nome do Tiririca de Camboriú para prefeito de BC.

Enquanto isso, um carro americanizado cruza a orla da cidade:

Nós vai descer, vai descer

Descer lá pra BC no finalzin’ do ano

Os bombonzin’ tão bronzeados pra eu chegar e morder…

@professorchicoleite

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

[ufc-fb-comments]