João Pessoa, 21 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira (21), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. Segundo o texto, os mandatos de senadores seriam elevados para dez anos e cinco anos para os demais cargos. A votação foi simbólica. Da bancada paraibana, apenas o senador Efraim Filho (União) esteve presente na sessão
A proposta aprovada também unifica as eleições. Com isso, o cidadão escolheria no mesmo ano prefeito, vereadores, deputados, governador, senadores e presidente.
Agora, a matéria deve avançar para o plenário do Senado. Para que seja aprovada, precisa de ao menos 49 votos favoráveis, em dois turnos. Depois, a PEC será debatida na Câmara Federal.
Como ficaria a partir de agora:
Prefeitos: poderão se candidatar à recondução pela última vez em 2028, desde que tenham sido eleitos para um primeiro mandato em 2024. De 2028 para frente, novos eleitos para prefeituras não poderão mais se candidatar à reeleição.
Governadores: poderão se candidatar à reeleição pela última vez em 2030, desde que sejam eleitos para um primeiro mandato em 2026. De 2030 para frente, novos eleitos não poderão mais ser reconduzidos.
Presidente da República: também poderá se candidatar à reeleição pela última vez em 2030, desde que seja eleito para um primeiro mandato em 2026. De 2030 para frente, novos eleitos não poderão mais ser reconduzidos.
MaisPB
EM CAMPINA GRANDE - 21/05/2025