João Pessoa, 07 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
eleição

Fumaça preta no Vaticano: primeiro dia de conclave não define novo Papa

Comentários: 0
publicado em 07/05/2025 ás 16h02
atualizado em 08/05/2025 ás 07h11
Foto: reprodução/ Vatican News

A primeira votação do conclave, nesta quarta-feira (7), não definiu o cardeal que será o próximo Papa. O anúncio foi feito por meio da fumaça preta que saiu do teto da Capela da Sistina, no Vaticano.

Ao todo 133 cardeais estão participando da eleição do novo pontífice. Entre eles, sete brasileiros. Os arcebispos Jaime Spengler, João Braz de Aviz, Leonardo Ulrich Steiner, Odilo Pedro Scherer, Orani João Tepesta, Paulo Ceza Costa e Sérgio da Rocha. Todos os sacerdotes juraram segredo absoluto sobre o processo eleitoral.

Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. De modo geral, as eleições dos últimos 100 anos foram rapidamente resolvidas.

Os cardeais disseram à imprensa que o conclave deste ano deve ser curto, durando no máximo três dias. Caso o Papa seja escolhido nas próximas votações, a fumaça branca sairá do teto da Capela da Sistina.

Veja os horários do conclave

Quinta, 8 de maio, segundo dia de conclave, até duas fumaças

Perto de 5h30 (horário de Brasília): primeira votação do segundo dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;

Perto de 7h (horário de Brasília): segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta;

Perto de 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;

Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.

MaisPB