João Pessoa, 12 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
presidente do tcu

Vital diz que democracia foi ‘colocada em risco’ em atos do 8 de janeiro

Comentários: 0
publicado em 12/08/2025 ás 19h07
Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o paraibano Vital do Rêgo Filho, afirmou nesta terça-feira (12) que a democracia brasileira “foi colocada em risco” durante os atos de 8 de janeiro de 2023. O ministro ainda destacou que o julgamento no STF está ocorrendo “de forma democrática”, mesmo diante das tensões políticas.

A declaração foi feita em resposta à pergunta do jornalista Heron Cid, no Podcast Direto de Brasília, apresentado pelo jornalista Magno Martins e retransmitido pelo Programa Hora H, da Rádio POP FM 89,3 e Rede Mais Rádios, ao comentar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Respeito muito as instituições e o Supremo Tribunal Federal é um órgão que merece todo o nosso respeito e toda a nossa confiança. O julgamento do ex-presidente está ocorrendo de forma democrática, sob todas as agressões que nós vivemos. A democracia foi colocada em risco no dia 8 de janeiro, foi claramente colocada em risco. Os autos do processo, eles mostram participações das mais diversas figuras importantes da nação. Eu espero que, ao final, nós possamos ter o veredito”, revelou.

Vital ressaltou que, por ocupar a presidência do TCU, precisa ter cautela ao se posicionar sobre questões políticas. E por isso, evitou comentar se acredita que Bolsonaro participou diretamente da tentativa de golpe que terminou frustrada.

“Eu tenho muito cuidado porque enquanto cidadão eu estou na presidência do Tribunal de Contas. Então uma fala minha fora do contexto da questão. Que me é responsável, como, por exemplo, as questões das contas do governo, ela pode soar como uma declaração pública de um ex-político”, disse Vital.

MaisPB