João Pessoa, 16 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala, recebeu asilo diplomático do governo brasileiro nesta terça-feira (15), mesmo dia em que foi condenada pela Justiça peruana a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nadine entrou na embaixada do Brasil em Lima e solicitou o asilo com base na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, que tanto o Peru quanto o Brasil são signatários. A presidente peruana Dina Boluarte autorizou o salvo-conduto, documento necessário para que ela deixasse o país.
Segundo o Itamaraty, a ex-primeira-dama deve chegar a Brasília nesta quarta-feira (16), a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O pedido de asilo aconteceu no mesmo dia da condenação de Nadine e Humala, acusados de lavagem de dinheiro em um esquema envolvendo a construtora brasileira Odebrecht (atualmente Novonor) e repasses do governo do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez durante campanhas eleitorais no Peru.
MaisPB
QUALIDADE DE VIDA - 24/04/2025