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Mais de 100 mil famílias devem atualizar cadastro para ter desconto na energia

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publicado em 29/02/2024 às 15h46
atualizado em 29/02/2024 às 15h00

Mais de 100 mil famílias na Paraíba devem atualizar seus cadastros no CadÚnico (Cadastro Único) para garantir o benefício da Tarifa Social de energia, que proporciona descontos significativos nas contas de luz. Esta iniciativa, concedida pelo Governo Federal, oferece isenções que podem chegar a até 100% para comunidades quilombolas e indígenas, e até 65% para consumidores de baixa renda inscritos no CadÚnico ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Atualmente, na Paraíba, mais de 600 mil unidades estão cadastradas e se beneficiam do programa, o que representa aproximadamente um terço dos clientes atendidos em todo o estado. Para garantir a continuidade do desconto na conta de energia, é essencial que os clientes se dirijam a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em seu município para atualizar suas informações.

Segundo o gerente de serviços comerciais da Energisa Paraíba, Danillo Lelis, é preciso que o cliente vá até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município para atualizar as informações e assim não perder o desconto na conta de luz: “Desde 2022, o cadastro da tarifa social é feito de forma automática e para isso é preciso que seus dados estejam atualizados no CadÚnico”, explica o gerente.

Além das famílias que podem perder o benefício, a Energisa Paraíba estima que mais de 300 mil famílias têm direito à tarifa, porém não recebem o desconto. Isso porque, como o cadastro é automático muitos que possuem o NIS não são titulares da conta de energia elétrica, o que impede o cadastramento pela empresa ao cruzar informações com os dados do CadÚnico: “O cliente precisa informar que, naquele imóvel, tem um beneficiário do programa social. Para melhorar a comunicação com a população, estamos sempre promovendo mutirões e orientando a população de como se cadastrar no auxílio”, afirma Lelis.

Para facilitar o processo de inscrição, os clientes titulares podem entrar em contato pelo telefone 0800 083 0196, acessar o aplicativo Energisa On ou comparecer a uma agência da Energisa. É necessário apresentar o NIS atualizado, documento de identificação com foto, uma conta de energia elétrica e a folha resumo do Cadastro Único emitida pelo CRAS. Para indígenas e quilombolas, é requerido o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

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