João Pessoa, 26 de fevereiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
meteorologia

Por que tem chovido tanto na Paraíba, no início de 2024? Especialista detalha

Comentários: 0
publicado em 26/02/2024 às 22h52
atualizado em 27/02/2024 às 06h02
Registro de chuva forte em Cajazeiras, no Sertão do Estado, no mês de janeiro (foto: Reprodução)

Tem chovido muito em todas as regiões da Paraíba, nos últimos dias. No Sertão, cidades ficaram com ruas alagadas. Em Diamante, na região, um açude chegou a sangrar. Em João Pessoa, a cidade foi surpreendida recentemente por uma forte ventania e grandes pancadas, apesar do calor forte. Mas, o que estaria por trás desse fenômeno natural?

+ Chuva intensa faz açude ultrapassar capacidade e sangrar no Sertão 

+ Chuva forte deixa Conceição, no Sertão, com ruas alagadas; vídeo

+ Chuva e ventania derrubam árvores e arrastam telhados em João Pessoa

Em entrevista ao Portal MaisPB, a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), explicou que as condições meteorológicas são frutos da formação de um tipo de nuvem diferente do habitual.

“As altas temperaturas e o alto teor de umidade presente no ar estão contribuindo para que se formem nuvens do tipo Cumulonimbus, normalmente quando elas se formam são acompanhadas desses eventos mais extremos. Como vento, chuvas intensas, trovões e relâmpagos”, declarou.

Previsão para o trimestre

A AESA elaborou a previsão para o trimestre inicial do ano junto a meteorologistas de todos os estados. O Nordeste ainda está sob influência do “El Niño”, por isso, as chuvas deverão se comportar de forma irregular.

“Chove um dia, passa alguns dias sem chover, chove em um local, e em outro chove menos, nesses 3 meses as chuvas serão totalmente irregulares”, afirmou Marle.

João Pedro Gomes – MaisPB

Leia Também