João Pessoa, 31 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em natal

João transmite presidência do Consórcio do Nordeste e destaca união da região

Comentários: 0
publicado em 31/01/2024 às 11h53
atualizado em 31/01/2024 às 10h14
Governador João Azevêdo (PSB) durante reunião do Consórcio do Nordeste, em Natal (Foto: Reprodução/Governo RN)

O governador João Azevêdo (PSB) transmitiu, na manhã desta quarta-feira (31), o cargo de presidente do Consórcio do Nordeste para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). Durante a solenidade, realizada em Natal, o gestor paraibano fez uma avaliação das atividades realizadas deste a implantação do colégio dos governadores da região e falou sobre a união entre os estados em busca de ações. Ele lembrou ainda momentos difíceis nas relações instituições entre 2019 e 2022, quando Jair Bolsonaro estava na Presidência da República.

“Eu não tenho dúvidas de que o Consórcio do Nordeste desempenhou, entre 2019 e 2022, um papel fundamental. Primeiro pelo enfrentamento à Covid-19 que tivemos que fazer de forma correta, pela ciência. Agora, é importante entender que tínhamos duas pandemias. Uma pandemia de Covid-19 e uma pandemia de gestão. As relações institucionais entre o poder central [gestão Jair Bolsonaro à frente da Presidência da República] e os governos dos estados. Nos encontramos num isolamento muito forte. O Consórcio se fortaleceu e deu à devida resposta”, disse João.

Azevêdo, que ano passado presidiu o Consórcio, disse que hoje a relação está diferente entre os governos estaduais e federal. Mas, ainda se faz necessária a união dos estados para que a região possa em conjunto ampliar busca por espaços e realizações voltadas ao povo nordestino.

“A partir da chegada do presidente Lula houve uma transformação. Houve a reconstrução na interlocução entre os poderes. Hoje, verdadeiramente temos motivos de sobra para pegar um avião e ir a Brasília [capital do país], porque há acolhimento, retorno. Há a independência dos ministros para tratar com os governadores de forma respeitosa. Quando nos unimos, formamos um grande estado de 60 milhões de habitantes. Essa é a nossa força”, concluiu.

Gestão de João Azevêdo no Consórcio do Nordeste 

O governador João Azevêdo (PSB) foi eleito presidente do Consórcio do Nordeste em dezembro de 2022. À época, ele substituiu o ex-governador de Pernambuco e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara (sem partido).

Pouco mais de um mês após assumir a função, o gestor paraibano se reuniu com o presidente Lula, em Brasília, no dia 10 de janeiro do ano passado, para discutir ações que poderiam ser implantadas de forma conjunta entre os governos estaduais e federal.

Este foi o primeiro encontro oficial entre Lula e um governador na terceira gestão do petista. Na ocasião, João avaliou o momento como positivo.  “O Nordeste não pode ser visto hoje como aquele de 50 anos atrás. Somos uma região que gera riqueza muito grande”, destacou.

Em abril do ano passado, a Paraíba foi palco para uma reunião dos governadores do Nordeste com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária. Na pauta, a Proposta de Emenda à Constituição já aprovada pelo Congresso Nacional que altera o regime tributário no Brasil.

João Azevêdo encerrou o mandato à frente do Consórcio do Nordeste num encontro realizado em Recife, capital de Pernambuco, em dezembro. “Foi uma alegria poder ter contribuído ao longo de 2023 para que o Consórcio Nordeste cada vez mais se consolidasse e todas as vitórias que conseguimos foram em virtude da união dos nove governadores. Colocamos o Consórcio dentro do Conselho da Federação, contribuímos para que os pleitos dos estados fossem ouvidos, tivemos a abertura do diálogo com o governo federal e passo a presidência para a governadora Fátima Bezerra que tem toda a competência, compromisso e dedicação para continuar fazendo o Consórcio se fortalecer”, frisou.

Reveja o vídeo da entrevista concedida pelo governador à Rede Mais:

Wallison Bezerra – MaisPB

Leia Também