João Pessoa, 23 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro e Daniel Costa
Teve incio ontem, a Semana da Publicidade 2023 UNIESP, que celebra os aniversários de 25 anos de Publicidade e Propaganda e 15 anos de Produção Publicitária do UNIESP Centro Universitário e, claro, os 25 anos do Uniesp em solo páraibano. Na programação do primeiro dia de evento, aberto ao público e gratuito, egressos, profissionais, estudantes e marcas foram as estrelas das atividades.
Na abertura pela manhã, “Fazer ciência na Publicidade e Propaganda: desafios e potenciais no campo prático da pesquisa” aconteceu na Sala de Leitura da Biblioteca do UNIESP e contou com a presença do egresso Fellipe Rocha, que atua há mais de uma década como diretor de criação em agências, é graduado em Publicidade e Propaganda pelo Uniesp, mestre pela UFPB, doutor pela UFPE e autor do livro “Pensamento Orquestral: o palco da publicidade digital, os seus diferentes protagonistas e a quebra da hegemonia das agências”.
Em sua fala de abertura, Fellipe Rocha apresentou as principais ideias de seu livro que aborda a produção de conteúdo publicitário no ambiente digital e as tendências da prática para o futuro. Com as tecnologias colocando o modo de fazer publicidade em constante mudança, surgiram ferramentas de automação, como Canva e ChatGPT, e novos protagonistas, produtores de conteúdo que não somente os publicitários. Os próprios clientes das agências (as marcas), os consumidores e os creators integram essa orquestra descrita em detalhes por Fellipe Rocha em sua fala.
O livro “Pensamento Orquestral: o palco da publicidade digital, os seus diferentes protagonistas e a quebra da hegemonia das agências” é publicado pela Editora Appris e está à venda no site www.editoraappris.com.br e também em outras plataformas, como Amazon, Livraria Leitura e Martins Fontes Paulista.
O evento segue. Ainda pela manhã, os professores Artur Maia e Geovanna Dantas intermediaram uma conversa, sobre produção acadêmica e sua relevância tanto para a formação profissional quanto para o mercado, com os alunos de Publicidade e Propaganda UNIESP que participarão do INTERCOM Nordeste 2023: Carolina de Faria, Sávio Braga e Yasmin Fernandes.
Flash & Fashion
À noite a novidade, o brilho ficou por conta da Flash & Fashion na abertura da Semana da Publicidade 2023. O projeto, desenvolvido como parte da disciplina de Fundamentos de Fotografia em Publicidade, ministrada pelo prof. Alessandro Pinon, trouxe como resultado a prática da linguagem fotográfica, com os estudantes apresentando editoriais de moda, desde sua concepção, ensaio fotográfico até a apresentação, que contou com desfile e muitos flashes.
Cada grupo de alunos apresentou o conceito de cada editorial: inspirações, referências, elementos estéticos, técnicas escolhidas para as fotos e também um vídeo de bastidores da produção, antes de alunos e modelos desfilarem com a coleção. Os participantes puderam apreciar o trabalho das campanhas “Starstruck”, “Caffeine”, “Neve tropical – inverno na terra do sol” e “Beleza que resiste” encerrando o primeiro dia da Semana da Publicidade 2023.
ATIVAÇÃO DE MARCAS
Além dos conteúdos voltados para produção científica, profissão, fotografia e mercado, junto com a Semana da Publicidade iniciou a atividade organizada pelos alunos da disciplina de Promoção de Vendas e Merchandising, com ativação de marcas durante toda a semana do evento no Hall do Bloco Central. Os estudantes tiveram a experiência de dialogar com o mercado buscando empresas de diversos segmentos para fazer ações de promoção das marcas, tendo a presença da Schoffel (Cosméticos), UP Personalizados (Brindes), Eli Mídia em Ônibus (Mídia), Cachaça São Paulo (Bebidas), Amazing Donuts (Alimentação), LIT Collective (Tecnologia, UX e Web3) contando, inclusive, com sorteios e brindes.
CONCURSO DE CRIAÇÃO
Nossos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária do UNIESP realizaram ao longo de mais de 15 anos o Concurso de Criação, que sempre fomentou a criação de campanha publicitária em homenagem ao aniversário da Instituição.
Desta vez, para comemorar a história e pioneirismo dos cursos, resolvemos propor, no Concurso de Criação 2023, dentro da Semana da Publicidade, a criação de uma marca comemorativa dos aniversários dos cursos e um vídeo com o mesmo tema para promoção deste marco. A proposta inscrita que for selecionada pela comissão julgadora terá como recompensa a dispensa de uma mensalidade do curso (ou meia mensalidade para cada membro em caso de dupla).
É importante que os estudantes de nossos cursos interessados em participar do Concurso de Criação não percam tempo para consultar o Regulamento (https://bit.ly/regrasconcursopublicidade) e realizar a inscrição até dia 25 de maio (https://bit.ly/inscricoesconcursopubli) com o envio da proposta.
INSCRIÇÕES NA SEMANA DA PUBLICIDADE 2023
A Semana da Publicidade 2023 acontece de 22 a 25 de maio, com atividades presenciais e online acontecendo no turno da manhã e da noite tanto para os estudantes UNIESP como para interessados na programação. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no evento e nas atividades através do https://www.even3.com.br/semana-da-publicidade-uniesp-2023-343549
Toda a programação da Semana da Publicidade 2023 acontecerá no Auditório Executivo, térreo do Bloco Central do UNIESP, com exceção da quarta (24/05) manhã, que acontecerá no Antares Verso, na plataforma Spatial, em parceria com a Antares Comunicação que promoverá junto com os cursos a Semana da Publicidade no Metaverso e todas as informações de acesso serão encaminhadas para os inscritos na atividade.
Imagens da Cobertura da Semana da Publicidade feitas pelos estudantes: Beatriz Borges, Jaqueline Soares e Mateus de Medeiros
ELEIÇÕES 2026 - 06/06/2025