João Pessoa, 20 de março de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ministro da justiça

Flávio Dino descarta emprego das Forças Armas para conter ataques no RN

Comentários: 0
publicado em 20/03/2023 às 09h23
atualizado em 20/03/2023 às 07h21
Ministro Flávio Dino ao lado da governadora do RN, Fátima Bezerra

O ministro da Justiça e Segurança Público, Flávio Dino, desembarcou nesse domingo (19) no Rio Grande do Norte e descartou o uso das Forças Armadas para conter os ataques de uma facção criminosa no estado.

“Na gestão de uma crise, você não pode ter posição dogmática, posição rígida. Você adequa o seu planejamento à necessidade. O Artigo 144 da Constituição Federal define o que é a segurança pública do Brasil, e isso não inclui as Forças Armadas. As Forças Armadas são uma espécie de remédio extremo quando o sistema de segurança pública federal e estadual entra em colapso absoluto, o que não é a situação que nós temos aqui no Rio Grande do Norte”, avaliou.

Ele se encontrou com a governadora Fátima Bezerra (PT) e assegurou o repasse de recursos federais para investimento na área da segurança e garantiu apoio do governo federal no enfrentamento à violência.

“Posso afirmar que o cronograma é imediato, não são recursos que dependam da votação de leis ou de previsão orçamentária. São recursos que o Ministério da Justiça dispõe, tanto na área de segurança pública, quanto na área penitenciária e, neste momento, o Rio Grande do Norte é uma prioridade nacional. Isso será anunciado amanhã, e o cronograma dependerá dessa parceria com o governo do estado”, acrescentou em entrevista ao desembarcar em Natal.

Ao menos 252 ataques foram feitos contra a população, prédios públicos, comércios e veículos desde a última terça-feira (14), segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do RN nesse sábado (18). Para autoridades estaduais, os atos são uma retaliação do crime organizado a ações repressivas do governo, que resultaram em prisões nas últimas semanas.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

João entrega prêmios e aponta avanço na educação infantil: ‘Gigantesco’

ALFABETIZA MAIS PARAÍBA - 09/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas