João Pessoa, 13 de outubro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Pela segunda vez Projeto Nota Cidadã do UNIESP ganha o prêmio da AFRAFEP

Comentários: 0
publicado em 13/10/2022 às 15h24
atualizado em 13/10/2022 às 12h35

Kubitschek Pinheiro MaisPB     

Pela segunda vez o Núcleo de Educação Fiscal e Financeira – NEFF da Coordenação de Gestão Financeira do UNIESP, é vencedor do Prêmio AFRAFEP de Educação Fiscal 2022, na categoria Instituição. O projeto tem à frente o professor Cleber Soares de Brito. A primeira premiação aconteceu em 2020 em plena pandemia.

Segundo o professor Cleber Soares (foto), o projeto do Uniesp busca disseminar ações de Educação Fiscal a partir do público discente do0 Centro Universitário. “A Educação Fiscal vinha sendo disseminada no Curso de Gestão Financeira, durante o ano de 2021 e em 2022 foi produzido um artigo comparando o conhecimento sobre Educação Fiscal que os alunos da graduação da Uniesp possuíam.

O Prêmio AFRAFEP de Educação Fiscal – Edição 2022 é uma realização da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (AFRAFEP), em parceria com o Sindicato dos Auditores

Fiscais do Estado da Paraíba (SINDIFISCO-PB), a Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e com diversos órgãos e instituições.

Para Cleber Soares o incentivo serve para “despertar em nossos alunos a consciência cidadã, valor social do tributo. O aluno precisa saber que nossa vida é feita de direitos, mas também é feita de deveres! Cobrar é muito fácil, mas exercer o papel cidadão não é muito praticado”, resume.

Objetivos da premiação

Os principais objetivos da premiação são: valorizar, promover e premiar ações que envolvam matérias específicas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a importância social dos tributos incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social, como forma de efetivo exercício da cidadania, além de desenvolver atividades em parceria com suas associações filiadas e com a Administração Pública de qualquer esfera de governo, no sentido de aperfeiçoar conhecimentos teórico-práticos referentes à Educação Fiscal.

Também focado em incentivar mecanismos de aprendizagem com o propósito de permitir ao cidadão o acompanhamento da correta aplicação dos recursos materiais colocados à disposição da Administração Pública para atendimento das demandas sociais existentes e propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de

controle social e fiscal do Estado, por meio de atividades de Educação Fiscal. E por sim: estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos, veiculados pela imprensa brasileira, relacionados à Educação Fiscal (a função social dos tributos e a importância da participação de todos

sobre a qualidade dos gastos públicos).

O prêmio da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (AFRAFEP), também condecora iniciativas que levam educação fiscal as instituições de ensino superior.

Nota Cidadã

Dessa vez focamos em verificar o nível de conhecimento sobre Nota Cidadã Paraibana dos graduandos de Gestão Financeira e Ciências Contábeis da UNIESP

Leia Também