João Pessoa, 15 de outubro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação superior

Cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira do Uniesp já colocou no mercado mais 1,7 mil profissionais

Comentários: 0
publicado em 15/10/2021 às 09h56
atualizado em 15/10/2021 às 07h03

Kubitschek Pinheiro MaisPB

O professor Thyago Henriques de Oliveira Madruga Freire, Bacharel em Ciências Contábeis desde 2011 e em Direito desde 2020, pelo Uniesp Centro Universitário, é Prata da Casa, e é coordenador dos cursos, Bacharelado em Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão Financeira. O primeiro coordena as contas de uma organização, registrando e controlando receitas, despesas e lucros. Sua formação profissional permite ao contador também se preocupar com os eventos econômicos, fornecendo informações precisas para a tomada de decisões de uma instituição. Tais funções ganham apelo em qualquer tipo de negócio, desde micro empresas até grandes organizações, sem esquecer o setor público, o que faz do mercado de trabalho da contabilidade um dos mais aquecidos do país, já que este conhecimento é necessário em uma grande variedade de segmentos.

O Tecnólogo em Gestão Financeira aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, na controladoria, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. Atento às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos, esse profissional analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição.

O MaisPB conversou com ele, que se destaca entre os nossos colunistas e traz na entrevista o histórico dos cursos, a importância da formação, resultados e o elevado número de profissionais colocados no mercado.

MaisPB – Há quanto tempo você está na coordenação do Curso de Ciências Contábeis do Uniesp?

Thyago Henriques – Minha história de amor com Uniesp Centro Universitário inicia em no ano de 2007, quando ingressei na minha primeira graduação, no Curso de Ciências Contábeis; no ano de 2011, iniciei a Pós-Graduação em Gestão e Auditoria Pública; em 2013 adentrei na vida docente nos Curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira e finalmente em 2014 iniciei minha atuação à frente da Coordenação dos Cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira na qual estou até a presente data.

MaisPB – Você também coordena o curso de Gestão Financeira. Um curso está ligado ao outro?

Thyago Henriques – Sim. O Curso Superior Tecnólogo de Gestão Financeira tem uma duração mais curta em 2 anos, divididos em 4 semestres. Está diretamente ligado ao Curso Superior de Bacharelado em Ciências Contábeis, seja por ter como objeto de estudo o patrimônio e suas variações, como por exemplo o patrimônio financeiro. A matriz curricular do Curso de Gestão Financeira detém 40% de disciplinas correlatas, que permite uma integração de ações acadêmicas entre os cursos.

MaisPB – Você também ministra aulas?

Thyago Henriques – Dentro da dinâmica de ofertas de disciplinas semestrais, já respondi como professor das disciplinas de Contabilidade Governamental, Finanças Públicas e Fundamentos da Administração. Coordeno três pós-graduações, dentro das áreas das ciências contábeis, gestão financeira e afins (MBA em Perícia Contábil e Planejamento Tributário, Especialização em Auditoria Contábil Tributária e Especialização em Gestão e Auditoria Pública), ministro as disciplinas de Direito Constitucional, Contabilidade Financeira e Direito Administrativo sempre que possível.

MaisPB – Quantos profissionais de Contabilidade e de Gestão Financeira o Uniesp já colocou no mercado?

Thyago Henriques – Na Graduação em Ciências Contábeis mais de 1.500 alunos em Gestão Financeira em média 200 alunos, totalizando mais de 1.700 profissionais tiveram sua formação superior realizada no Uniesp Centro Universitário.

MaisPB – Qual o perfil dos alunos de ambos cursos?

Thyago Henriques – O perfil dos nossos discentes em ambos os cursos, revela que os mesmos estão satisfeitos com a opção pelos cursos, sendo que cerca de 40% são alunos que estão cursando o segundo curso superior, seja na qualidade de transferido ou de aluno da segunda graduação. A percepção dos mesmos é que as profissões são promissoras e altamente relevantes para a tomada de decisão dos empresários e outros usuários da informação contábil e financeira, o que dá a tranquilidade de oportunidade de emprego e ascensão profissional. A maioria dos alunos já atua na área seja como estagiário, como auxiliar administrativo ou técnico de contabilidade. Como Gestor Financeiro para aqueles que estão fazendo a segunda graduação em ciências contábeis, os mesmos estão concentrados na contabilidade gerencial, tributária/fiscal e societária. Suas expectativas indicam interesse em concursos, áreas tributária, fiscal, auditoria e controladoria.

MaisPB – Recentemente o UNIESP assinou convênio com o Governo Federal, por meio da Receita Federal e com o Governo do Estado da Paraíba, através do Procon PB e da Secretaria de Estado da Fazenda. Como coordenador dos cursos, como você analisa esse avanço?

Thyago Henriques – Os Núcleos recém-inaugurados numa parceria entre o UNIESP Centro Universitário juntamente com a Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Procon Estadual é um reflexo natural do amadurecimento e qualidade dos cursos, bem como do compromisso e responsabilidade do UNIESP com a sociedade, onde todos os envolvidos são beneficiados: alunos, órgãos públicos, instituição de ensino superior e os cidadãos.

MaisPB – O que o contribuinte e o consumidor paraibano vão ganhar com esses Núcleos?

Thyago Henriques – O Núcleo de Finanças e Direito do Consumidor – NFDC, o Núcleo de Apoio ao Superendividado Maria de Jesus – NASMJ e o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal – NAF, viabiliza tanto aos consumidores quanto aos contribuintes um canal de apoio para as diversas relações de consumo e das obrigações tributárias federais e estaduais.

A parceria com Procon PB através do NFDC, objetiva qualificar o consumidor quanto ao estado da sua saúde financeira, analisando através do orçamento doméstico o perfil de suas receitas e despesas e por conseguinte, se o saldo reflete numa situação favorável ao investimento financeiro ou em uma perigosa realidade de endividamento, em ambas as situações os alunos supervisionados pelos docentes dos cursos e servidores do órgão irão dar orientações de comportamentos seguros para as finanças pessoais, através de workshop na temática da Educação Financeira.

Os casos identificados no NFDC de situação de superendividamento dos consumidores, comprovado no relatório do orçamento doméstico e consubstanciado com as documentações relativas ao somatório de suas dívidas, serão encaminhados para o NASMJ onde os discentes, orientados pelos professores e integrantes do órgão, convocarão as respectivas empresas e instituições financeiras, fornecedoras e prestadoras de serviços para uma negociação e programação de pagamentos dentro da condição de cada consumidor, sob a égide da Lei 14.181/2021, conhecida como a Lei do Superendividamento.

E por último, mas não menos relevante, o NAF em parceria com a Receita Federal do Brasil – RFB e com a Secretária do Estado da Fazenda da Paraíba – SEFAZ PB irá prestar aos contribuintes a possibilidade de resolver demandas, coletar informações e receber orientações acerca dos tributos federais e estaduais. A carta de serviços nas duas esferas de Governo é composta da seguinte forma.

No âmbito da RFB: Dúvidas sobre o Imposto de Renda; – Dúvidas sobre o Microempreendedor Individual (MEI); Dúvidas sobre o Simples Nacional; Dúvidas sobre o Cadastro de Pessoa Física (CPF); Dúvidas sobre o Auxílio Emergencial; Agendamentos na Receita Federal; Cálculos e emissão de Documento de Arrecadação da Receita Federal – DARFs; Certidão Negativa de Débitos.

No âmbito da SEFAZ PB: Dúvidas sobre o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores – IPVA; Dúvidas sobre o imposto sobre transmissão causa mortis e doação – ITCR; Dúvidas sobre o Microempreendedor Individual (MEI) Cálculos e emissão de Documento e Arrecadação Estadual – DARs; Certidão Negativa de Débitos.

A professora e contadora, Isabella Valentim, o professor e advogado, Alexandre Dinoá, e o professor e economista Paulo Galvão, respondem pela coordenação dos núcleos acima citados.

Importante salientar que os alunos e professores foram capacitados pelos órgãos supracitados no intuito de atender os consumidores e contribuintes no mesmo nível dos servidores, com um toque do padrão de qualidade do UNIESP Centro Universitário.

MaisPB – Vocês têm outras parcerias com outros segmentos?

Thyago Henriques – Ao longo desses quase 8 anos da nossa Coordenação dos Cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira já firmamos parcerias com Ministério Público da Paraíba, por meio do MP Procon, com a “Operação Black Fraude”, que identificou vários casos de lesão aos direitos dos consumidores, ocasionado em aplicação de multas, prisão de gerentes e suspensão de atividades das lojas.

Com o Governo do Estado da Paraíba, executamos o “Empreender Centro Histórico” em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP e Empreender PB objetivando a capacitação, orientação e construção do plano de negócios das pessoas físicas e jurídicas que quiseram se submeter projetos para Empreender no Centro Histórico de João Pessoa, a título de exemplo do sucesso da parceria é a General Store (galeria de lojas e arte, cafeteria, bar, e eventos), que participou do projeto.

O Núcleo de Educação Fiscal e Financeira – NEFF em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, através da Escola de Administração Tributária – ESAT, promove para os alunos das escolas da rede pública e privada do estado, palestras sobre educação financeira nota fiscal cidadã, empreendedorismo e investimentos no mercado financeiro, como também workshop sobre aplicação e construção do orçamento doméstico.

Um dos nossos grandes diferenciais são os programas de Trainee Contábil Financeiro – TCF e Trainee Gestão Pública – TGP em parceria com profissionais da contabilidade nos setores privado, público e terceiro setor, como também com empresários e servidores públicos, onde os alunos dos cursos recebem qualificação sobre as questões comportamentais e técnicas que são exigidas atualmente no mercado de trabalho, nas diversas áreas de atuação dos contadores e gestores financeiros.

MaisPB – Vocês promovem eventos, palestras , seminários?

Thyago Henriques – No primeiro semestre realizamos o TD – Tomada de Decisão, semana acadêmica dos dois cursos que em sua programação ocorre: palestras, workshop, minicursos, apresentação cultural e o encerramento com o Luau Contábil Financeiro, onde alunos, professores e colaboradores tem uma noite na orla de Manaíra com música, dinâmicas, apresentações e muita alegria com um cenário e mesa de frutas tropical.

No segundo semestre os curso participam efetivamente das atividades do INOVA, evento institucional do UNIESP Centro Universitário voltado toda a sociedade, onde durante uma semana a instituição vivencia uma programação repleta de tecnologia, cultura, ciência e esporte, numa interdisciplinaridade de ações e plena integração acadêmica entre os todos os cursos da Universidade.

MaisPB – Como foi o período crítico da pandemia para os dois cursos que você coordena?

Thyago Henriques – No primeiro momento foi um susto, por se tratar de algo inusitado e nunca vivenciado na história dos cursos. Rapidamente tivemos que capacitar professores, orientar alunos e investir em tecnologia da informação e metodologias ativas de ensino, direcionadas especificamente para amenização dos prejuízos, ocasionados pela quarentena, lockdown e outros reflexos ocasionados pela pandemia em curso presenciais.

Após três semestres se reinventando e sendo resilientes na missão de prestar um serviço de ensino superior de qualidade no padrão presencial, de forma remota (online), associado ao avanço da vacinação no Brasil, mesmo que a passos lentos, e consequentemente com a diminuição de novos casos de Covid-19 e mortes por coronavírus. Os Decretos e normativos dos órgão de saúde pública, foram flexibilizando e somente agora no semestre 2021.2, conseguimos voltar de forma híbrida. Facultando aos alunos a escolha de participar das aulas de forma presencial ou remota, seguindo todos os protocolos de saúde.

MaisPB – Temos mais novidades para 2022?

Thyago Henriques – Sempre! Os cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira seguem a máxima da metamorfose ambulante, descrita pelo imortal, Raul Seixas. Muito disso devido a alta qualidade do nosso corpo docente e o desejo deles de transformar as vidas de seus alunos a estarem aptos como profissionais de destaque no futuro. Como é o caso do nosso aluno egresso, Contador Anderson Barros que foi 1º Lugar nas Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade, da Universidade Nacional de Brasília – UNB que hoje compõe o quadro de professores da instituição, além de atuar como CEO-Founder da Controle Fiscal Consultoria e Contabilidade.

O que posso adiantar é que em nossa programação é de retornar às atividades 100% presencial em 2022, se os Decretos e normativos permitirem. Assim sendo, meu desejo é que esse seja o nosso melhor ano da história dos dois cursos.

MaisPB – Como você analisa o trabalho da professora Erika Marques e equipe Uniesp?

Thyago Henriques: A equipe formada por todos setores e colaboradores do UNIESP, detém uma singularidade especial, onde o destaque maior que o profissionalismo e a qualidade de atuação é a vontade de querer fazer e acontecer, tudo que é proposto. Não obstante, os mesmos são os responsáveis por várias ideias e ações impactantes do Centro Universitário.

A Reitora do UNIESP Centro Universitário, Professora, Erika Marques, desde que chegou em 2015, vem revolucionado a forma de prestar, um serviço educação superior de qualidade, criando o padrão #soumaisuniesp.

Usuária do ditado popular, que diz: “Lançou a bola corta”! É uma líder nata, que detém uma essência mista de competência, escuta e ação, consubstanciada com um estilo próprio, arrojado, elegante e inovador, sendo assim, um exemplo a ser seguido e nossa principal motivadora para as inúmeras ações e vivências que ocorrem nessa maravilhosa vida acadêmica, proporcionada a todos os colaboradores, alunos e professores do UNIESP Centro Universitário.

Saiba mais sobre o professor Thyago Henriques

O professor Thyago Henriques de Oliveira Madruga Freire, Bacharel em Ciências Contábeis desde 2011 e em Direito desde 2020, pelo UNIESP Centro Universitário, obteve aprovação no Exame de Suficiência de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade – CFC (2011), condição que o habilitou a se registrar no Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba – CRCPB, iniciando assim sua atuação como Contador, com atuação na área financeira, tributária, administrativa e eleitoral. Pós-Graduado na Especialização em Gestão e Auditoria Pública do UNIESP Centro Universitário (2012). Foi eleito como Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba – CRCPB (2017), para atuar na gestão de 2018 a 2021. Professor universitário (desde 2013), coordena os cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e Gestão Financeira (desde 2014), e os cursos de pós-graduação de Especialização em Gestão e Auditoria Pública, MBA em Perícia Contábil e Planejamento Tributário, Especialização em Auditoria Contábil Tributária e o MBA Corporativo em Instituições Financeiras (desde 2017), do UNIESP Centro Universitário.

Membro do Corpo Editorial da Editora do UNIESP Centro Universitário (desde 2018). Membro da Comissão de Professores e Coordenadores dos Cursos de Ciências Contábeis CRC/PB (desde 2014). Organizador dos Livros Contabilizando Saberes (2018), Contabilizando Saberes II (2019), Diálogos Científicos (2020). Autor do Livro CONVÊNIO: ESTUDO DE CASO SOBRE O DESVIO DE FINALIDADE DO CONVÊNIO PÚBLICO Nº 182/2001-CGRPO/SPMAP, FIRMADO ENTRE O MINISTÉRIO DA CULTURA E O MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE (2020). Nomeado como membro do Conselho Fiscal da Fundação João Mangabeira, do Partido Socialista Brasileiro – PSB (desde 2020).

Atuou como servidor público do Governo do Estado da Paraíba, no período de 2011 a 2019, como Controle Interno da Fundação da Criança e do Adolescente “Maria Alice de Almeida” – FUNDAC, Gestor de Contratos da Fundação de Ação Comunitária – FAC e Chefe de Gabinete do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP.

Leia Também