João Pessoa, 26 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
afronta à legislação eleitoral

TSE barra publicidade do Governo Federal sobre os 200 anos da Independência

Comentários: 0
publicado em 26/08/2022 às 15h19
atualizado em 26/08/2022 às 13h35
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, negou o pedido de veiculação de publicidade sobre o bicentenário da Independência do Brasil feito pelo Governo Federal. Para o também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a campanha é uma afronta à legislação eleitoral.

O TSE reconheceu que algumas expressões e frases, como “a nação de um povo heroico”, “o futuro escrito em verde e amarelo” e “somos, há 200 anos, brasileiros livres graças à coragem constante. Porque a mesma coragem de Dom Pedro existe ainda hoje em milhões de Pedros Brasil afora”, trazem ideologias partidárias nesse momento próximo às Eleições 2022.

“Trata-se de slogans e dizeres com plena alusão a pretendentes de determinados cargos públicos, com especial ênfase às cores que reconhecidamente trazem consigo símbolo de uma ideologia política, o que é vedado pela Lei eleitoral, em evidente prestígio à paridade de armas”, disse Alexandre de Moraes.

Apesar de barrar a campanha publicitária sobre os 200 anos da Independência do país, o ministro ressaltou a importância da comemoração e da memória, mas acredita que não pode aprovar uma “indevida personificação, no período eleitoral, de ações relacionadas à administração pública”.

Por outro lado, o Governo Federal reforçou que as celebrações do bicentenário, que ainda conta com a presença do coração de Dom Pedro I até o dia 5 de setembro e o tradicional desfile cívico-militar, é focado na participação da população nesta data, sem referência à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL).

MaisPB com g1

Leia Também