João Pessoa, 05 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, informou, neste sábado (4), que o presidente nacional do PTB, o advogado Roberto Jefferson, de 59 anos, receberá alta médica às 10h30 deste domingo (5).
Segundo o boletim, o médico José de Ribamar Saboia de Azevedo avaliou o paciente, que "encontra-se em condições clínicas favoráveis para receber alta".
De acordo com o boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (2), Jefferson está lúcido, respira sem a ajuda de aparelhos e tem os sinais vitais mantidos. Todas as medicações já foram suspensas, inclusive as venosas. O paciente se alimenta por sonda intestinal e via oral.
De acordo com informações do hospital, o oncologista Daniel Tabak dará início ao tratamento do tumor daqui a quatro ou cinco semanas, através de quimioterapia, com medicação que será aplicada de forma intravenosa. A previsão é de que o tratamento dure seis meses.
Roberto Jefferson foi liberado pelos médicos para acompanhar o julgamento do mensalão de dentro do hospital. O cirurgião disse também que o tumor maligno do deputado tem 1,4 centímetros, mas dentro de uma lesão benigna.
De acordo com o cirurgião Alexandre Prado, todos os fatores prognósticos do deputado são favoráveis. "É um tumor menos agressivo e menos usual também. 60% dos pacientes que tem este tipo de câncer e tem acompanhamento medico ficam bem. Essa questão de perspectiva de vida é relativo uma vez que ele esta com um prognostico é bom", explicou.
Segundo os médicos, nos últimos dois anos o presidente do PTB perdeu 20 quilos. Roberto Jefferson, que estava com 104/106kg em 2010, atualmente pesa 82kg. A previsão é que Roberto Jefferson comece o tratamento de quimioterapia venosa cinco dias após a alta médica.
"O tratamento será semanal e acontecerá inicialmente durante os seis primeiros meses", completou Prado.
G1
- 26/08/2025