João Pessoa, 17 de junho de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornal O Globo

Mourão critica passaporte da imunidade

Comentários: 0
publicado em 17/06/2021 às 08h06
atualizado em 17/06/2021 às 07h42
Foto. Valter Capanato/Agência Brasil

O vice-presidente e general da reserva Hamilton Mourão não acredita que o passaporte da imunidade que está em discussão no Congresso para identificar quem já foi vacinado vá funcionar. Em entrevista ao blog de Malu Gaspar, do Jornal O Globo, Mourão destacou que haveria problemas em fiscalizar a medida. “Isso aqui é Brasil, pelo amor de Deus! Vai ter falsificação do passaporte, venda no camelô. Você vai à Central do Brasil, aí no Rio, e vai comprar o passaporte para você”.

Sobre a preocupação disseminada de que as polícias militares, que têm muitos PMs bolsonaristas, sobre insubordinação, o vice lembrou a Constituição de 1988. “A partir daí, os próprios governadores — não falo dos atuais, mas daqueles que exerceram a função — politizaram as PMs. Muitas vezes, escolheram como comandante não o mais antigo ou capacitado, mas alguém simpático politicamente àquele governo. Essa politização levou a policiais eleitos dentro do Congresso, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais. Quando a PM entra em greve é um negócio muito grave, quase um motim. (Nesses casos) O Exército foi acionado e cumpriu sua missão. Já aconteceu no Espírito Santo, duas vezes na Bahia e no Ceará, em Pernambuco”.

Em relação a um possível levante bolsonarista, Mourão destacou não acreditar “em absoluto”. “Não tem espaço. Quando a gente procura um modelo histórico e quer transpor para o presente, tem de olhar quais são as causas profundas, as causas imediatas e aquilo que pode ser o pavio que incendeia e deflagra o processo. E o processo brasileiro é outro, totalmente diferente. Então, eu não temo nada disso daí”.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Último dia para regularizar título de eleitor registra longas filas em João Pessoa

ELEIÇÕES 2024 - 08/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas