João Pessoa, 26 de maio de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
randolfe rodrigues

Senador quer convocar Bolsonaro para CPI

Comentários: 0
publicado em 26/05/2021 às 11h31
atualizado em 26/05/2021 às 09h07
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um requerimento na CPI da Covid para convocar o presidente Jair Bolsonaro, na condição de testemunha, nesta quarta-feira (26). A justificativa do parlamentar é que o presidente pode explicar os “graves fatos” que contribuíram para mais de 450 mil mortes em decorrência da pandemia no Brasil.

No entanto, o requerimento precisa passar pela aprovação da comissão. Vários senadores entendem que a CPI não pode convocar o presidente da República. “A cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”, escreveu o senador em seu depoimento.

Randolfe mencionou o “combate às medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento social”; o estímulo a “medicamentos sem eficácia comprovada e e à tese da imunidade de rebanho”; as omissões e falhas no fornecimento de oxigênio aos hospitais do Amazonas no começo do ano; as omissões na compra de insumos e medicamentos para as UTIs; as omissões na proteção dos índios e quilombolas.

Até hoje, nenhum presidente foi chamada para falar numa CPI.

MaisPB

Leia Também