João Pessoa, 13 de junho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESTREIA

Colaço Filho disseca “homem-massa virtual”

Comentários: 0
publicado em 13/06/2020 às 13h02
atualizado em 13/06/2020 às 13h15

Chanceler do Centro Universitário Fametro,  no Ceará, Antônio Colaço Martins Filho estreou neste sábado coluna no Portal MaisPB. Ele integra o projeto de Opinião dos 10 anos do Portal MaisPB, coordenado pelo jornalista Kubitshek Pinheiro, editor da seção.

Ao citar o filósofo espanhol José Ortega y Gasset, Colaço Filho dialogou com um tema para lá de contemporâneo: os especialistas de nada e entendido tudo, fenômeno explosivo as redes sociais.

Doutor em Direito em Portugal e autor do livro “Direitos Sociais  – Uma década de justiciabilidade na Jurisprudência do STF”,  lançado em 2010, Colaço Filho traz a ideia do homem-massa, descrito por Ortega, agora adaptado ao universo virtual.

“Assim, convicto de sua autossuficiência intelectual, o homem-massa virtual emite opiniões peremptórias e inegociáveis sobre assuntos que não domina (p. ex. diagnóstico e tratamento de doenças, pandemias, manipulação genética, políticas públicas de saúde, geopolítica etc). O “hermetismo intelectual” é potencializado pelas redes sociais, onde opera em modo binário e superficial, ao sabor dos likes e dislikes”, escreveu.

O texto na verdade é uma leitura sociológica pertinente e atual: “Curte e dissemina o que faz coro com seu “repertorio de ideias”; é condescendente com manifestações infundadas, que acolhe e compartilha, desde que se compaginem com suas preconcepções; esquiva-se de questionamentos e se mostra cético em relação a informações que ponham em xeque seus ídolos, em que pesem o os sobejos argumentos em sentido contrário”.

Antônio é filho dos professores Antônio Colaço Martins e Graça Holanda Martins, do consolidado Grupo Uniesp. Confira a análise completa aqui.

MaisPB

Leia Também