João Pessoa, 30 de novembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista paraibano, sertanejo que migrou para a capital em 1975. Começou a carreira  no final da década de 70 escrevendo no Jornal O Norte, depois O Momento e Correio da Paraíba. Trabalha da redação de comunicação do TJPB e mantém uma coluna aos domingos no jornal A União. Vive cercado de livros, filmes e discos. É casado com a chef Francis Córdula e pai de Vítor. E-mail: [email protected]

Colaço de Graça

Comentários: 0
publicado em 30/11/2022 às 07h40
atualizado em 30/11/2022 às 05h38

 

São filhos da luz, da brisa do mar do Ceará, do barro de Beberibe, dos irmãos Dourados, do calor do Piauí, de um amor sem fim.

Antônio de Graça, ela de Holanda, fiéis a um amor que se multiplicou em filhos e netos, genros e nora. Somos todos filhos de Graça e Colaço.

Hoje é o aniversário do professor Antônio Colaço Martins, o homem de amanhã, memória viva em busca do bem comum, cujo rastro, o chão, cheio de estrelas, pelas milhares de pessoas que ele e mulher já formaram na vida. Sempre juntos.

Todo dia é o aniversário de um homem de bem, o aniversário do namorado de Graça, a música que marca e alimenta esse ritual milenar chamado amor. Todo dia a gente nasce de novo, até que sejamos levados por Deus, por missões cumpridas.

Daqui um tempo, ainda vai demorar, chegaremos ao centenário do professor Antônio Colaço Martins. E, lá longe, os cem anos do Uniesp, que ele e sua mulher construíram e deram de presente a Paraíba.

Nessa alvorada de quem fez, faz e fará pelo nosso estado, que levanta o olhar e do mar se diz terra à vista, a permanência entre nós dessa família, será sempre uma pletora de alegria.

É impressionante a presença do professor Antônio Colaço Martins, admirado, um sinal de parentesco com alunos e familiares, que já passaram pelo antigo Iesp, agora Uniesp, não só entre nós, mas alunos da Unifametro em Fortaleza, alunos os parentes do coração, mas de quem sabe imprimir na Casa do Saber, a sua própria realização.

É muito bem-querer que o professor Antônio Colaço e dona Graça têm pela Paraíba.

Nesse colosso e não tem distância, certamente, caminhos já palmilhados, num suave testemunho que eu faço e muitos me acompanham.

Parabéns professor Colaço, é tão nobre o sobrenome, quanto o Antônio, nome sagrado.

Um homem de leituras, horas de leitura, livros publicados, o filho inteligente que tem seu nome, que deu seu nome ao filho dele, é mais um Antônio, (o menino que eu adoro), mais um Colaço.

 A graça da vida dele, a Graça dele, professora inteligente, mãe de família, a mulher que deu à luz num destino tocado, que continua dando à luz, a Graça do professor Colaço, de muitas vidas enlaçadas.

 Um, âncora do outro e há um rio e tudo é rio, que atravessa o tempo, nesse ritmo até no amém.

 PS: O texto é dedicado aos filhos Sandra, Ana e Antônio Filho, aos netos amanda, Antônio, Lara, Arthur, Maria Clara e Joaquim e os genros e noras: Patrícia, Edson e Atyla.


* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também