João Pessoa, 07 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
VISITA A CG

‘Caixa está pronta para liberar FGTS’, diz presidente

Comentários: 0
publicado em 07/06/2019 às 12h35
atualizado em 07/06/2019 às 17h33
Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães - Foto: Rennan Oliveira

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, disse nesta sexta-feira (7), em Campina Grande, que o banco aguarda o sinal verde do ministro da Economia, Paulo Guedes, para liberar dinheiro de contas ativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), com objetivo de impulsionar a economia. Ele visita a cidade para implantação de uma Superintendência da instituição financeira.

“A Caixa está totalmente apta a fazer, mas essa definição é do meu chefe Paulo Guedes”, afirmou. Na semana passada, o ministro Paulo Guedes disse que liberaria o PIS/Pasep, FGTS, assim que saírem as reformas.  Questionado sobre se a liberação incluiria contas ativas, o ministro confirmou. “Inativas e ativas. Cada equipe está examinando isso. Nós não batemos o martelo ainda, mas todas as equipes estão examinando isso.”

Ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o presidente nacional da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, anunciou de forma oficial a instalação da superintendência do banco na Rainha da Borborema. Os dois foram recepcionados pela senadora Daniella Ribeiro (PP) e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

Guimarães explicou que a equipe técnica do banco ainda estuda o local que será instalada a superintendência na cidade e celebrou o momento, como reforço a um dos slogans de campanha do presidente Jair Bolsonaro “Mais Brasil, menos Brasília”.

“Um momento como hoje reforça a política do presidente: “Mais Brasil”. Campina Grande vai ser a primeira, mas temos no Nordeste outras três. Isso reforça exatamente a política de olhar para o Brasil, saindo um pouco de Brasília e entrando em todos os estados e nas regiões, mais do que as capitais, no interior. Isso vai gerar mais emprego e crescimento econômico, vamos olhar as questões de obras e infraestrutura, saneamento básico e a parte de habitação popular”, ressaltou.

Já o presidente do Senado destacou o evento como histórico para cidade. “É um evento político, um evento institucional do governo federal, na figura do presidente da Caixa Econômica, que anuncia uma grande conquista para Campina, mas como presidente do Congresso saio daqui com uma satisfação e com a coragem de continuar enfrentando os desafios. Por essa força de homens e mulheres brasileiros que resistem e um momento de festa e confraternização que é o São João da Paraíba e do Nordeste”

A senadora Daniella Ribeiro lembrou que o pleito era um desejo antigo, especialmente, do setor da construção civil. “É um momento histórico não só para Campina Grande, mas para outros 140 municípios que serão atingidos positivamente. Campina está em festa, não somente pelo São João, mas por esse momento, uma superintendência da Caixa que há tempos toda construção civil, prefeituras, tinham esse objetivo, representa para todos uma economia de tempo e dinheiro”, afirmou.

MaisPB

Leia Também