João Pessoa, 03 de fevereiro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
transposição do rio são francisco

Helder Barbalho: “CG vive tranquilidade hídrica”

Comentários: 0
publicado em 03/02/2018 às 18h14
atualizado em 04/02/2018 às 06h13
Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, enalteceu as obras do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, responsável por levar água para Campina Grande e cidades abastecidas pelo Rio Paraíba.

“Em Campina Grande, na Paraíba, 700 mil pessoas viviam o risco do colapso. Hoje, a cidade vive a tranquilidade hídrica, a transformação da região e mais qualidade de vida”, destacou Helder.

Acompanhado do presidente Michel Temer (PMDB), no Sertão de Pernambuco, Helder destacou ainda as obras do Eixo Norte, responsável por abastecer os municípios do sertão do Estado.

Segundo o ministro, as três estações de bombeamento (EBI-1,2,3) fazem parte da primeira meta (1N) do Eixo Norte, que apresenta 94,92% de avançofísico. A primeira elevatória (EBI-1) foi acionada pelo ministro Helder Barbalho em setembro do último ano.

Hoje, a Meta 1N, que dá funcionalidade a todo o Eixo Norte, está com 1.790 profissionais contratados nas 27 frentes de serviço do trecho, ao longo dos 140 quilômetros de extensão. O número do efetivo aumentará 20% neste mês, chegando a 2.148 carteiras de trabalho assinadas. O objetivo é dar celeridade às obras. O trecho 1N captará a água em Cabrobó (PE) e a conduzirá até o Ceará, em Penaforte.

De lá, as águas seguirão por meio das estruturas das outras duas etapas (2N e 3N) que compõem o eixo até os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. As metas 2N e 3N estão com mais de 98% de finalização. Ao todo, o Eixo Norte tem 260 quilômetros de extensão, as três estações, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis.

MaisPB

Leia Também