João Pessoa, 15 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Campina Grande

Romero lamenta morte de Laurentino e decreta luto

Comentários: 0
publicado em 15/09/2016 às 17h25
atualizado em 15/09/2016 às 20h07

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (15), o prefeito e candidato à reeleição Romero Rodrigues (PSDB), da Coligação Por Amor a Campina, lamentou a morte do poeta José Laurentino, um dos baluartes da nossa literatura e cultura do Estado e que, natural de Puxinanã, durante décadas optou por transformar Campina Grande como seu lar e fonte de inspiração. Há vários meses, Laurentino vinha lutando contra um câncer no fígado. Faleceu na Clínica Santa Clara aos 73 anos de idade, após seu quadro se agravar nos últimos dias.

Tão logo soube da morte do poeta, o prefeito mandou a Procuradoria Geral do Município preparar o decreto de luto oficial, por três dias, em reconhecimento à perda de um artista que engrandeceu o nome de Campina Grande no cenário nacional.

Zé Laurentino, como era mais conhecido, começou a fazer versos aos 12 anos de idade e, segundo Romero Rodrigues, sempre chamou a atenção por aliar uma sensibilidade de uma “alma imensa” com uma inteligência privilegiada. Homem de hábitos simples, o poeta exercia uma liderança natural na classe e chegou a ser presidente da Casa do Poeta Repentista de Campina Grande por mais de uma vez.

Para Romero, o estilo insuperável de Zé Laurentino sempre teve o privilégio de ser assimilado por várias gerações e ele era um poeta universal justamente por sempre ter em sua “aldeia” um ponto de referência para sua poesia. “Ele não apenas vai deixar saudades em cada matuto dentro de cada um de nós, mas uma lacuna insuperável na nossa constelação de artistas regionais”, lamentou o prefeito.

MaisPB

Leia Também