João Pessoa, 03 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mais uma vez

DIAP coloca Manoel Jr entre os 100 deputados mais atuantes do Brasil

Comentários: 0
publicado em 03/08/2016 às 12h41
atualizado em 03/08/2016 às 12h21

O deputado Manoel Junior (PMDB-PB), é um dos 100 parlamentares mais atuantes do Brasil. É o que aponta o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), na lista anual de parlamentares que assumiram a vanguarda política no Congresso Nacional, exercendo dignamente seus mandatos em defesa do País e de seus Estados de origem.

De acordo com o DIAP, os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas qualidades e habilidades. O deputado Manoel Junior é descrito como um formulador.

Formuladores são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação.São, certamente, os parlamentares mais produtivos. O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o DIAP destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Manoel Junior é Deputado Federal desde 2007 e destaque no DIAP desde 2012.

A publicação, que está em sua 23ª edição, foi divulgada nessa quarta-feira, 08 de agosto.

MaisPB

Leia Também