João Pessoa, 27 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
humanização

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza projeto de musicoterapia

Comentários: 0
publicado em 27/05/2016 às 18h31
atualizado em 31/05/2016 às 13h34

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, dando continuidade ao projeto de humanização no ambiente hospitalar, implantou em todos os setores de internação, por meio de caixinhas de som, a utilização da musicoterapia. O objetivo da música é proporcionar mais alegria para as pessoas que estão internadas, fazendo com que os pacientes tenham uma recuperação melhor e a autoestima elevada.

Segundo a gerente de Enfermagem, Daína Jerônimo, a música cria condições para que as pessoas presentes numa instituição de saúde possam reivindicar sua dignidade e sua unicidade num encontro livre e humano. “A musicoterapia colabora na melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas presentes no hospital, tanto hospitalizadas, visitantes e profissionais que participam do atendimento global dos doentes e dos cuidados relacionais”, afirma.

Para o secretário da coordenação da recepção, Bruna Machado, é mais um avanço que beneficia a recuperação dos pacientes e a qualidade de vida. “O resultado deste trabalho é muito positivo no que se refere ao bem estar do paciente, pois ajuda a expressar  sentimentos, contribuindo com a reabilitação e convívio social”, destaca.

O paciente José Amaral, 53 anos, ressaltou que as músicas oferecem um conforto aos que estão no leito de um hospital. “A música alegra a nossa alma. Para nós, que estamos acamados nos recuperando de uma cirurgia precisamos de um ambiente acolhedor e tranquilo, por isso estou gostando mundo das canções que estão sendo entoadas”, explicou.

De acordo com informações da Universidade de Michigan, pesquisas revelam que a música pode dar suporte ao lado emocional, reduzir a ansiedade e percepções de dor. Além de contribuir para o relaxamento, fazendo com que o indivíduo desfoque do problema da doença. Outras pesquisas revelam que com a musicoterapia também ajuda a melhorar o sistema imunológico dos pacientes.

MaisPB

Leia Também