João Pessoa, 11 de agosto de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DESENHO INFANTIL

Peppa Pig é a nova rainha da pirataria de marcas no Brasil

Comentários: 0
publicado em 11/08/2014 ás 15h59

 A porquinha cor-de-rosa Peppa Pig é o maior sucesso de licenciamento de marcas que se tem notícia na última década. Ela superou muitos outros personagens que fazem sucesso graças a séries de televisão ou filmes de grande bilheteria no cinema e está no topo do ranking de licenciamento nos principais mercados do mundo.

A porquinha chegou ao Brasil no ano passado com a série de desenhos animados exibida no canal a cabo Discovery Kids,acompanhada de uma poderosa estrutura de licenciamentos para milhares de produtos, especialmente brinquedos. Mas, como acontece com todos os produtos que fazem sucesso no mercado brasileiro, a porquinha virou alvo dos falsificadores e contrabandistas.

A motivação é fácil de entender: por causa dos impostos e direitos de propriedade intelectual, uma boneca original da porquinha famosa é vendida a R$ 80,00 no comércio legal, mas nas mãos de vendedores ambulantes pode ser encontrada por R$ 25,00.

Peppas falsificadas estão por toda parte, nas esquinas, nas lojas populares ou mesmo em shoppings. Não só na forma de brinquedos, mas de roupas, CDs, DVDs e até peças de teatro montadas sem autorização dos seus representantes legais.

No Brasil, porquinha Peppa, seu irmãozinho George, Mamãe, Papai Pig e seus amigos Danny Dog, Pedro Pony e Suzy Sheep já estão licenciados para centenas de empresas que exploram os personagens de todas as formas imagináveis.

A personagem criada na Inglaterra em 2004 tem sua tem sua série exibida em 180 países e já é a segunda de maior sucesso no Discovery Kids. Ela já superou em número de licenciamentos outros sucessos recentes como os Minions do filme ‘Meu Malvado Favorito’ e até a Galinha Pintadinha, outro sucesso dos desenhos animados que fez fortunas.

Assim como a Galinha Pintadinha, a porquinha rosa tem a seu favor o poder das redes sociais, e também a facilidade com que as crianças modernas manipulam computadores, tablets e smartphones. Basta procurar por Peppa Pig no YouTube para encontrar 1,7 milhão de vídeos, alguns deles com mais de 40 milhões de visualizações.

O sucesso na TV e na internet atraem falsificadores locais e internacionais, especialmente chineses. Os comerciantes que pagam pelo produto legalizado sofrem a competição desleal dos falsificadores. Na internet, proliferam sites de comércio eletrônico que oferecem preços muito mais atrativos.
A Receita Federal não consegue conter a avalanche de importações ilegais que entram em contêineres. Os detentores das marcas contratam advogados para tentar conter a onda, mas sabem que estão "enxugando gelo".

Estadão