João Pessoa, 26 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na câmara federal

Pedro debate com estudantes fiscalização do Governo Federal

Comentários: 0
publicado em 26/08/2015 às 11h30
atualizado em 26/08/2015 às 08h33

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) debateu com estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Câmara dos Deputados, a transparência do mandato e as formas utilizadas pelos parlamentares para fiscalizar as ações do Governo Federal. Os estudantes estão em Brasília visitando os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) como parte das atividades de um projeto desenvolvido no curso.

“Foi uma reunião descontraída para falar um pouco sobre o momento em que vivemos. Falamos sobre uma nova fiscalização por parte do cidadão, sobre a nossa atuação na fiscalização do Governo e também fomos perguntados sobre o desgaste da classe política”, disse o deputado.

Entre as atuações desenvolvidas na Câmara, Pedro Cunha Lima destacou dentro dos temas abordados pelos estudantes a construção de um site que terá como um dos objetivos a transparência da sua atuação, com informações e prestação de contas de tudo que diz respeito ao seu mandato.

Já entre as atuações de fiscalização do Poder Executivo, o parlamentar falou de dois requerimentos apresentados por ele na Câmara. Um solicita do Governo a informação sobre o número de cargos comissionados e o outro, cobra mais informações de gastos com publicidade.

O encontro com os estudantes aconteceu em uma das salas de reunião da Câmara dos Deputados e contou com a participação de outros deputados paraibanos. Entre os temas abordados também estavam o Pacto Federativo e a Reforma Política.

O Projeto – Intitulado de ‘Constituição Viva: Direitos Humanos Fundamentais na Prática’, consiste na visita à Capital Federal, e, lá, visitas aos órgãos constitucionais, participando de sessões, para vivenciar o processo de discussão de temas legislativos e casos jurídicos. Ao lado disso, também está previsto encontros de aprofundamento temático, quando peritos em áreas diversificadas de direitos humanos compartilharão com os professores e estudantes o modo de atuação concreta dos órgãos responsáveis pela promoção e defesa dos direitos humanos no Brasil (PFDC), e por órgãos das Nações Unidas, explicitando os teóricos que orientam sua atuação, e os desafios concretos que demandam maior investigação pela academia.

Os professores que acompanham os alunos em Brasília são: Robson Antão (vice-diretor do CCJ Centro de Ciências Jurídicas), Anne Augusta Alencar (chefe do Departamento de Direito Público), Luiza Rosa (professora de Direito Constitucional) e Luciano Mariz Maia (professor de Direito Constitucional).

MaisPB

Leia Também