João Pessoa, 08 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Malásia

Autoridades dizem que turistas nus em montanha sagrada causaram terremoto

Comentários: 0
publicado em 08/06/2015 às 16h23
atualizado em 08/06/2015 às 13h27

O governo da Malásia está acusando um grupo de turistas estrangeiros de provocar um terremoto mortal em uma das montanhas sagradas do país, de acordo com informações do BuzzFeed.
O fenômeno de magnitude 5.9 que atingiu o Monte Kinabalu matou pelo menos 13 pessoas na sexta-feira, 05. As autoridades ainda procuram por seis pessoas que desapareceram.

No sábado, 06, o ministro-chefe adjunto do Estado de Sabah, Tan Sri Joseph Pairin, disse a jornalistas que acredita que o terremoto tenha sido causado pelos dez turistas que se despiram no topo da montanha há poucas semanas. Segundo Tan Sri Joseph Pairin, o terremoto é uma “confirmação” de que o monte é sagrado. Ele contou ao Malay Mail Online que havia tido um mau pressentimento quando viu um bando de pássaros próximo a sua casa.

“A princípio eu pensei que não fosse nada demais, mas depois que a agitação dos pássaros continuou por mais de meia hora, soube que algo não estava bem. Minha mulher e eu concordamos que algum ruim estava para acontecer. No dia seguinte, estava a caminho do aeroporto quando aconteceu o terrremoto. Está claro que existe uma ligação entre o incidente e o terremoto que causou tantos danos e tantas mortes. Isso nos lembra de que crenças locais não podem ser desrespeitadas.”

Pairin disse ainda que planeja acusar formalmente os cinco turistas do grupo que foram identificados pelas autoridades por seu comportamento inadequado. Nenhum dos suspeitos poderão deixar o país até que o caso seja esclarecido.

Fotos do grupo de despindo no topo da montanha foram parar na internet e caíram nas redes sociais. De acordo com um relatório da polícia, os turistas chegaram a ser repreendidos por um indivíduo enquanto tiravam e desciam a montanha.

Os estrangeiros identificados são os canadenses Lindsey e Danielle Peterson, os holandeses Dylan Thomas e Eleanor Hawrins, além do alemão Stephan Pohlner.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores canadense, Nicolas Doire, disse ao BuzzFeed que as autoridades canadenses têm conhecimento da detenção de Lindsey e Danielle Peterson. Segundo ele, oficiais consulares canadenses na Malásia estão em contato com as autoridades locais para obter novas informações e fornecer assistência aos seus compatriotas.
Terra

Leia Também