João Pessoa, 11 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
tragédia

Identificadas turistas cuja nudez ‘provocou terremoto’ na Malásia

Comentários: 0
publicado em 11/06/2015 às 11h58

Foram identificadas três turistas presas na Malásia após ficarem nuas no Monte Kinabalu, poucos dias antes de um terremoto de 6 graus que matou ao menos 18 pessoas no pico mais alto do país asiático, localizado na região de Sabah. As turistas foram acusadas de “comportamento indecente” e chegaram a ser culpadas pela tragédia.

A britânica Eleanor Hawkins, de 23 anos, foi detida no aeroporto de Tawau quando tentava embarcar para Kuala Lumpur, capital malaia, de acordo com o “Metro”. Recém-formada em engenharia aeronáutica, Eleanor, moradora de Derby (Inglaterra), estava fazendo uma longa viagem pela Ásia, iniciada em janeiro.

Além de Eleanor também foram identificadas as irmãs canadenses Lindsey e Danielle Petersen, que se entregaram à polícia. O Departamento de Relações Exteriores do Canadá está dando apoio às irmãs Petersen, moradoras de Saskatchewan, disse a emissora CBC News.

Um quarto turista, de nacionalidade holandesa, também foi detido. Ele não foi identificado. Os quatro foram levados nesta quinta-feira (11/6) a um tribunal.Eles podem ser condenados a até 3 meses de prisão. Os seis estrangeiros restantes estão sendo procurados.

O grupo se tornou alvo da polícia malaia após o canadense Emil Kaminski postar fotos em redes sociais documentando a nudez. Emil, que não teria tirado a roupa, também foi preso.

Os presos estavam em um grupo de 10 turistas que tiraram a roupa na montanha, considerada sagrada pelos malaios. No fim de semana, o vice-ministro-chefe de Sabah, disse acreditar que o “desrespeito” do grupo de estrangeiros estaria por trás da tragédia.

Tan Sri Joseph Pairin afirmou, em reportagem do “Malay Mail Online”, que o terremoto é a “confirmação” de que o monte é sagrado e que a Humanidade não pode negligenciá-lo.

“Há quase certamente uma conexão. Temos que tomar isso como uma lembrança de que crenças e costumes locais não devem ser desrespeitados”, declarou Pairin.

G1

Leia Também