João Pessoa, 31 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Torre Eiffel é um dos pontos turísticos mais visitados de Paris – e do mundo – e recebe milhões de visitantes todos os anos.
Nesta terça-feira, a estrela da cidade luz completa 126 anos de existência. Inaugurada em 31 de março de 1889 por ocasião do primeiro centenário da Revolução Francesa, ela foi parte integrante da Exposição Internacional.
Símbolo da capital francesa, a torre é feita de aço forjado e foi projetada por Fréderic August Bartholdi e Gustave Eiffel, que empresta seu nome à estrutura.
Conheça algumas curiosidades desse ícone.
Gigante de Paris
A Torre Eiffel foi inaugurada no dia 31 de março de 1889, sendo a maior construção humana do mundo na época, com 324 metros de altura e peso superior a 10 mil toneladas. O título de estrutura mais alta do mundo só foi perdido pela torre 41 anos depois, quando foi inaugurado, em Nova York, o arranha-ceu Chrysler Building.
Nas alturas
Em Paris, a estrutura da Torre Eiffel “reinou” nas alturas por décadas, tendo permanecido como a construção mais alta da cidade até 1973, quando foi inaugurada uma torre militar de transmissão em Saissac. Atualmente, o viaduto Millau é ainda mais alto, com 343 metros.
Haja degrau
É possível subir de escada até o topo da torre Eiffel, mas são nada mais, nada menos que 1.665 degraus. Não por acaso, a maior parte dos turistas prefere subir ao topo da torre com ajuda de um elevador.
Muitos admiradores
Desde que foi inaugurada, a torre Eiffel já foi visitada por pelo menos 250 milhões de pessoas.
Sobe e desce
Que os elevadores de um dos pontos turísticos mais visitados do mundo não param, isso a gente pode imaginar. Mas já pensou que a soma da distância percorrida durante todas as viagens entre a base e o topo da estrutura em um ano dá 103 mil quilômetros? Isso equivale a duas viagens e meia em volta da Terra.
É o frio…
Em baixas temperaturas, o metal faz com que a torre ‘encolha’ até 15 centímetros.
Cai-cai
A torre oscila em torno de seis a sete centímetros com o vento forte (que medo!).
#Corrupção
Gustave Eiffel, o engenheiro e arquiteto por atrás da construção, esteve envolvido em um escândalo financeiro durante a construção do Canal do Panamá, em 1893, tendo escapado da prisão por muito pouco, uma vez que o ex-ministro de Obras Públicas, Charles Baïhut, confessou sozinho o crime.
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025