João Pessoa, 08 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A Paraíba recebe nesta quarta-feira, 8, visitas ilustres. Além da presidenta Dilma Rousseff, que começa a campanha do segundo turno na Paraíba,
Os ministros Laudemir Muller (Desenvolvimento Agrário – MDA) e Gilberto Carvalho (Secretário Geral da Presidência da República) estarão na cidade de Lagoa Seca, na região de Campina Grande (PB), para implantar o Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte) nos municípios paraibanos. A solenidade acontece na sede do Banco Mãe de Sementes, a partir das 11h.
As autoridades serão recebidas pelo Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, Gonzaga Júnior, que destacou a importância da implantação.
“O Ecoforte surge para contribuir para a recomposição da capacidade produtiva, da segurança alimentar e da geração de renda das famílias agricultoras do Agreste paraibano. Ele será implantado em 14 cidades, e irá apoiar atividades de formação e intercâmbio, implantação e reestruturação de bancos de sementes comunitários, feiras agroecológicas, quintais produtivos e fundos rotativos solidários. Percebemos a importância estratégica do projeto através da quantidade de autoridades que se farão presentes no Planalto da Borborema nesta quarta, de modo que a Paraíba se consolidará na agenda agroecológica do Brasil”, explicou.
Na mesma solenidade também estarão presentes o presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano de Andrade Minchillo, do diretor do BNDES, Luciano Coutinho, e do Secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, além de lideranças do Polo da Borborema e representantes da AS-PTA.
A AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia é uma das três entidades proponentes do programa na região Nordeste e responsável pelo desenvolvimento de um dos projetos selecionados pelo Ecoforte. O projeto será desenvolvido com a articulação de um conjunto amplo e diversificado de organizações da agricultura familiar que fazem parte do Polo da Borborema e entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), ensino e pesquisa voltadas à promoção do desenvolvimento rural a partir da perspectiva agroecológica.
Programação
9h – Início feira de exposição de produtos e experiências agroecológicas
10h – Apresentação do Ecoforte e das ações na região da Borborema
11h – Chegada das autoridades
11h10 – Visita das autoridades à feira de produtos e experiências
11h30 – Mesa de lançamento
12h10 – Assinatura do contrato
12h30 – Encerramento
MaisPB com Assessoria
TRETA ENTRE ALDEONE ABRANTES E FILLIPE FÉLIX E CONFRONTOS DA 3ª RODADA - 28/01/2026