João Pessoa, 14 de fevereiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A Prefeitura de João Pessoa instalou 104 câmeras de segurança e monitoramento nos cemitérios públicos. Segundo a Prefeitura, o objetivo é combater os casos de vandalismo e furto em túmulos e sepulturas.
Foram instaladas 48 câmeras no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; 28 câmeras no Cemitério São José, em Cruz das Armas; e 28 câmeras no Cemitério do Cristo, no bairro Cristo Redentor. As câmeras inteligentes, com reconhecimento facial, pertencem ao projeto Smart City.
“É preciso acabar, definitivamente, com esse problema do vandalismo e furtos nos cemitérios. Agora damos mais um passo importante, no quesito segurança, com a instalação de câmeras de monitoramento com reconhecimento facial. Uma ação que reforça a segurança, inibe furtos, combate o vandalismo e devolve a tranquilidade às pessoas que vêm prestar homenagens aos seus entes queridos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti.
Central de monitoramento – As imagens captadas pelas câmeras são monitoradas 24 horas pelos agentes de segurança no Centro de Videomonitoramento, localizado na base da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa. Observando alguma atitude suspeita ou criminosa, as equipes do policiamento preventivo da Guarda, que também estão nas ruas 24h, podem ser acionadas, assim como equipes das Polícias Civil e Militar.
Denúncias podem ser feitas de forma rápida e segura pelos seguintes canais: 153 – Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa; 190 – Polícia Militar; 197 – Polícia Civil. As denúncias são anônimas.
Vandalismo é crime – A depredação do patrimônio público é um ato que causa prejuízo não somente ao Estado, mas a toda a sociedade. Os crimes são passíveis de punição, de acordo com o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848/40), artigo 163, que prevê detenção de seis meses a três anos e multa.
MaisPB
RETA FINAL DO CAMPEONATO; CONTRATAÇÕES E QUEM É O CRAQUE DA COMPETIÇÃO? - 13/02/2026