João Pessoa, 11 de fevereiro de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Com apoio do TJPB, Aemp retoma os Cursos Profissionalizantes

Comentários: 0
publicado em 11/02/2026 ás 12h35

Kubitschek Pinheiro

A Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (AEMP) retomou a realização de seus cursos profissionalizantes, reafirmando sua missão de promover inclusão, capacitação e geração de oportunidades. À frente da entidade, a fisioterapeuta Nalva Coutinho tem conduzido essa nova fase com sensibilidade, dedicação e foco no fortalecimento da cidadania, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade social. São duas turmas, pela manhã e tarde, com 100 alunos.

Marcando essa retomada, o Curso de Enxoval de Bebês surge como uma importante iniciativa de qualificação, com duas turmas pela manhã e tarde, oferecendo aprendizado técnico aliado ao estímulo ao empreendedorismo e à autonomia financeira. A ação acontece em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa, consolidando uma rede de cooperação entre instituições comprometidas com o desenvolvimento humano e social.

O projeto conta ainda com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, que reconhece o valor dessas ações para a transformação de realidades e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ao investir em formação profissional, a AEMP contribui diretamente para ampliar horizontes, fortalecer vínculos comunitários e criar novas perspectivas de futuro para dezenas de famílias.

Sob a liderança de Nalva Coutinho, a retomada dos cursos profissionalizantes simboliza não apenas a volta de uma importante política social, mas também a renovação do compromisso da AEMP com a promoção da dignidade, da esperança e da cidadania, costurando, ponto a ponto, novos caminhos de oportunidades para a população paraibana.

“Essa parceria entre a AEMP  e SEDES é de grande relevância para a nossa associação, tendo em vista que a AEMP tem um olhar social. Contribui na formação de homens e mulheres, através dos profissionais da Inovatec, que tem uma grande visão, nos proporciona pensar no amanhã. É gratificante ver as oportunidades que podem surgir através dos incentivos desse trabalho, tanto como conhecimento, como na prática, entregando profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Essa parceria vem dando certo há anos e cada vez mais vem evoluindo nos cursos, sempre em prol da sociedade”, disse a presidente da Aemp, Nalva Coutinho.

Para Niceia Ribeiro, coordenadora dos Projetos Costura de Enxoval de Bebê e Costura de Moda Praia, que atua na Agência de Inovação e Tecnologia (Inovatec), a junção da Aemp com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social é uma boa iniciativa. “Aqui na Aemp, somos acolhidas e protegidas com segurança pela presidente Nalva Coutinho. Na sede da Aemp, nós temos a oficina, temos almoço. Muito importante esses cursos que tem o apoio do Tribunal de Justiça, que oferece uma valorização e credibilidade para os futuros profissionais”, disse Niceia Ribeiro

De acordo com a professora Angélica Santana, no curso, além da apresentação da máquina, existe todo o processo de montagem das peças, bem como o acompanhamento e desenvolvimento dos alunos. “Eles pegam muito rápido, são muito dedicados. Algumas pessoas já têm uma breve experiência e quem não tem experiência nenhuma também pega com facilidade, porque os alunos vêm muito interessados em aprender e se profissionalizar”.

Alunos  – A turma da manhã conta apenas com um aluno do sexo masculino, Junior Gabriel Alves. “Eu acho uma profissão bonita e gostaria muito de aprender, saber como funciona o mecanismo de preparar uma camisa, um short, uma bermuda assim para o uso, saber como é a profissão e aqui aprendo tudo”.

Dona Maria Leuzinha, que já vem participando de vários cursos, falou da experiência. “O curso de enxoval de bebês é uma luz na minha vida, porque eu esperava muito um momento de nós estarmos agregados num lugar tão maravilhoso que é a Aemp”.