João Pessoa, 22 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Em João Pessoa

Prefeitura esclarece que câmeras do ‘Smart City’ não aplicam multas de trânsito

Comentários: 0
publicado em 22/01/2026 ás 08h36
atualizado em 22/01/2026 ás 08h37
Foto: Reprodução/Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa se manifestou para esclarecer a finalidade das câmaras do projeto Smart City, instaladas da capital, e afirmou que os equipamentos não têm a função de aplicar multas de trânsito.

Implantadas em pontos estratégicos da Capital, as câmeras inteligentes operam 24 horas por dia e estão integradas a uma central de monitoramento, permitindo o acompanhamento em tempo real de áreas como a Orla, o Centro Histórico, corredores viários e espaços públicos com grande circulação de pessoas.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, João Almeida, o objetivo do sistema é proteger vidas e apoiar o trabalho das forças de segurança, e não punir condutores.

“As câmeras da Smart City não são equipamentos de fiscalização eletrônica e não geram multas. Elas são ferramentas tecnológicas que auxiliam no monitoramento da cidade, na prevenção de crimes e no acionamento rápido das equipes da Guarda Civil Metropolitana e demais órgãos de segurança”, explicou.

O secretário ressaltou que as câmeras já ajudaram a identificar criminosos. “Já identificamos suspeitos de crimes graves através das câmeras, fizemos o mapeamento dos passos, e efetuamos a prisão, é de fato um sistema de tecnologia auxiliando na segurança”, concluiu.

“O sistema possibilita a identificação de situações suspeitas, o acompanhamento de ocorrências em andamento e o uso de recursos tecnológicos, como o reconhecimento facial, sempre dentro dos parâmetros legais, para auxiliar na localização de pessoas com mandados de prisão em aberto. As imagens também contribuem para a organização do trânsito, o controle de grandes eventos e a resposta rápida a emergências”, disse a Prefeitura.

A gestão reforçou que “as autuações de trânsito só podem ser realizadas por equipamentos específicos e devidamente regulamentados, o que não é o caso das câmeras do programa”.

MaisPB