João Pessoa, 09 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PRIMEIRO DIA DE FISCALIZAÇÃO EM JP

Esgoto no mar: com uso de robôs, órgãos localizam lixo em galerias

Comentários: 0
publicado em 09/01/2026 ás 14h49
atualizado em 09/01/2026 ás 16h12
Lançamento de resíduos no mar de João Pessoa - Foto: reprodução

Nesta sexta-feira (9), primeiro dia de fiscalização na Orla de João Pessoa para apurar o lançamento de esgoto no mar, os orgãos de Meio Ambiente autuaram alguns estabelecimentos. Na inspeção, os agentes utilizaram robôs que transitam e filmam as galerias pluviais e redes de esgoto. O equipamento identificou lixo nos locais, o que indica o descarte irregular dos resíduos.

“As equipes da Seinfra, Emlur e da Semam acompanharam a fiscalização, a limpeza das galerias pluviais também orientando os estabelecimentos quanto a necessidade de manutenção das caixas de gordura. As equipes da Cagepa, da Sudema e da Semas fizeram a fiscalização nas caixas de gordura e na rede de esgoto. Algumas caixas de gordura estavam obstruindo a rede coletora de esgoto, outras com bastante sujeira, o que indica o descarte irregular de resíduos”, explicou o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, ao Portal MaisPB.

“A gente pede que os estabelecimentos tomem essa iniciativa. Evitem o embargo, multas, que chegam a ser pesadas. A suspensão das atividades traz um grande prejuízo”, complementou o auxiliar.

Além de se reunir com o setor de bares e restaurantes na próxima semana para discutir o problema, a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa vai reforçar a fiscalização em relação ao descarte do lixo gerado pelos comerciantes informais, principalmente os que vendem comidas em trailers e barracas instaladas na orla da capital.

A força-tarefa é coordenada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e envolve equipes da Sudema, Cagepa e da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa e do Estado. O foco é localizar ligações clandestinas na rede de esgoto, em galerias pluviais, além de identficar irregularidades em sistemas sanitários.

MaisPB