João Pessoa, 05 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
esgoto no mar

Cagepa atribui ‘língua negra’ a falhas no sistema de drenagem de João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 05/01/2026 ás 12h07
Foto: Reprodução

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou, nesta segunda-feira (5), através de nota oficial, que o aparecimento da chamada “língua negra” em trechos da Orla de João Pessoa tem relação direta com problemas estruturais no sistema de drenagem urbana e o lançamento irregular de esgoto na capital.

De acordo com a Cagepa, o sistema de coleta e tratamento de esgoto operado pela companhia funciona normalmente e não há registro de falhas estruturais que expliquem o fenômeno observado no mar.

A empresa confirmou apenas um extravasamento pontual em um Poço de Visita no dia 30 de dezembro, fora da área afetada, causado por obstrução da rede e resolvido de forma imediata.

A companhia apontou que o escurecimento da água na orla ocorre pelo carreamento de poluentes acumulados nas galerias de drenagem pluvial, estruturas que recebem exclusivamente águas da chuva e cuja manutenção é de responsabilidade do município.

Entre os principais fatores estão ligações clandestinas de esgoto feitas ao longo de décadas, o rebaixamento do lençol freático em áreas urbanizadas e o acúmulo de resíduos que acabam sendo lançados no mar após chuvas mais intensas.

Prefeitura

A Prefeitura de João Pessoa confirma que as galerias pluviais são de sua competência e que atua, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), na limpeza, manutenção e fiscalização dessas estruturas. O município também reconhece que ligações irregulares de esgoto nas galerias representam uma das principais causas da poluição que atinge rios, manguezais e o litoral da cidade.

Segundo a gestão municipal, quando ocorrem extravasamentos em poços de visita, a responsabilidade pela correção é da Cagepa. Nessas situações, o esgoto pode escorrer para a superfície e acabar sendo direcionado para as galerias pluviais, seguindo o fluxo da drenagem até o mar, o que afeta diretamente a qualidade da água e a balneabilidade das praias.

MaisPB