João Pessoa, 25 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Sem intercorrência

Cirurgia para corrigir hérnia dura 3h30 e Jair Bolsonaro já está no quarto

Comentários: 0
publicado em 25/12/2025 ás 17h31

Terminou no início da tarde desta quinta-feira (25) a cirurgia para o tratamento de uma hérnia inguinal bilateral no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a equipe médica do Hospital DF Star, o procedimento durou 3h30 e transcorreu dentro do previsto e sem intercorrência. Bolsonaro já está no quarto.

“Procedimento cirúrgico realizado hoje transcorreu de acordo com o previsto, que foi uma hernia inguinal bilateral dos dois lados, então o presidente tinha uma hérnia do tipo mista, direta e indireta e foi corrigida”, explicou o médico cirurgião Cláudio Birolini em entrevista a jornalistas.

Ainda de acordo com o médico, foi realizado um reforço da parede abdominal onde foi colocada uma tela de material plástico.  A equipe médica acredita que entre cinco e sete dias Bolsonaro já esteja recuperado.

Já o procedimento para corrigir os soluços deve ser feito na próxima semana. O cardiologia Brasil Caiado, que acompanha Bolsonaro, disse que a decisão visou otimizar o tratamento e tentar encontrar outras condições de saúde que possa está provocando o problema.;

“Nós, inicialmente, tínhamos proposto um bloqueio do nervo, mas, estando mais próximo do presidente agora e observando que tenha uma relação direta talvez com o tubo digestivo, uma esofagite severa que ele tem, associada a gastrite e refluxo gastresofágico”, explicou.

A companheira do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, comemorou o “sucesso” da cirurgia pelas redes sociais. Ele foi autorizada a acompanhar o esposo.

“Cirurgia finalizada com sucesso. Sem intercorrências. Agora é aguardar o retorno da anestesia”.

O procedimento foi pedido pela defesa e autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na terça-feira (22).  O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses em regime fechado por tentativa de golpe. Ele está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília.

MaisPB