João Pessoa, 15 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O Instituto Visão para Todos, em João Pessoa, recebeu neste sábado (13) a visita técnica do Ministério da Saúde durante a realização de uma grande mobilização de cirurgias eletivas, integrada à ação nacional Agora Tem Especialistas. A agenda marcou a entrada oficial da instituição no rol de unidades credenciadas do programa, fortalecendo sua atuação na ampliação do acesso à saúde especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba o instituto é credenciado no programa opera Paraíba
Representando o Ministério da Saúde, o secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Jerzey Timoteo Ribeiro Santos, conheceu de perto a estrutura da unidade, incluindo bloco cirúrgico, fluxos de regulação e pronto atendimento. O gestor também acompanhou o andamento da ação realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, que integra uma força-tarefa com meta de mil procedimentos cirúrgicos.
Durante a visita, foi instalada a placa oficial do programa Agora Tem Especialistas, simbolizando a habilitação do Instituto Visão para Todos dentro da iniciativa nacional. A solenidade contou com a presença de Lidiane Nascimento, gerente executiva da Regulação Estadual da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), representando o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, além de Emmanuel Vinícius, coordenador do Programa Opera Paraíba, e do presidente do Instituto Visão para Todos, Tarcízio Filho.
Na ocasião, Tarcízio destacou a importância da parceria para o fortalecimento da saúde pública no estado.
“Esse credenciamento representa mais acesso, mais dignidade e mais qualidade de vida para quem depende do SUS. É um avanço concreto para reduzir filas e devolver esperança às pessoas”, afirmou.
A mobilização integra uma ampla articulação entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e o Ministério da Saúde, envolvendo hospitais filantrópicos de João Pessoa e Campina Grande. Na capital, as ações aconteceram no Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Napoleão Laureano e no Instituto Visão para Todos. Já em Campina Grande, participaram a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e o Hospital Help.
Foram realizadas cirurgias e procedimentos em diversas especialidades, como oncologia, neurologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, ginecologia, oftalmologia, urologia e ortopedia, ampliando o acesso de pacientes regulados pelo SUS a atendimentos especializados de forma mais ágil e qualificada.
A ampliação do Agora Tem Especialistas para unidades filantrópicas fortalece a rede assistencial, contribui para a redução das filas de espera e garante mais dignidade, cuidado e qualidade de vida à população. A Paraíba integra esse movimento nacional de fortalecimento da rede filantrópica, em articulação com o Ministério da Saúde e demais órgãos, somando esforços às políticas estaduais já consolidadas na área da saúde.
Além da mobilização deste fim de semana, o período também marca o encerramento da ação de cirurgias de catarata realizada no Instituto Visão para Todos, em João Pessoa, vinculada ao programa Agora Tem Especialistas. Iniciada no dia 8 de dezembro, a iniciativa totaliza mil cirurgias eletivas, com média superior a 100 procedimentos por dia.
A ação segue até o próximo dia 17 de dezembro, promovendo não apenas o tratamento da doença, mas a recuperação da visão, da autonomia e da qualidade de vida de centenas de pacientes. O Instituto Visão para Todos, presidido por Tarcízio Filho, se consolida como uma das principais referências filantrópicas em oftalmologia e cirurgias especializadas no estado.
MaisPB
SUPERINTENDENTE - 11/12/2025