João Pessoa, 28 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os pacientes do Sistema Único de Saúde da Paraíba vão contar com 33 novas unidades de atendimento para ampliar a oferta de serviços de saúde no estado. Para isso, o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (26), a liberação de cerca de R$ 78,6 milhões para a construção das obras em 31 municípios paraibanos.
A medida se soma à chegada de 13 novos médicos especialistas que começaram a atuar em três cidades no estado. Ambas as iniciativas integram as ações do Programa Agora Tem Especialistas.
Com recursos do Novo PAC Seleções 2025, a rede pública de saúde na Paraíba contará com mais quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Policlínica. Já as 28 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão fortalecer a Atenção Primária, que ao ser qualificada, contribuirá para reduzir a sobrecarga na Atenção Especializada do estado.
Em todo o Brasil, estão previstas a construção de 899 novas unidades de atendimento, com um investimento total de R$ 2,5 bilhões, beneficiando 26 estados. Além disso, 322 médicos especialistas já começaram a atuar em 156 municípios, distribuídos pelas cinco regiões do país, reforçando a oferta de serviços de saúde e ampliando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde.
A liberação dos recursos federais possibilita a estruturação da rede pública de saúde nos estados e municípios, ampliando a capacidade de atendimento em todo o Brasil.
“Esse é um esforço importante do Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A expansão imediata da oferta de serviços, com a mobilização de toda a estrutura pública e privada de saúde do país, vem acompanhada de mais investimento em infraestrutura pelo Novo PAC Saúde. Uma frente estruturante que vai garantir mais serviços de saúde para a nossa população”, afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Mais atendimentos especializados
Durante o evento de acolhimento dos novos médicos, realizado no Centro Universitário de Patos (Unifip), nesta sexta-feira (26), secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, destacou a importância dessas ações.
“O Ministério da Saúde está ampliando atendimentos para reduzir o tempo de espera, utilizando a rede pública e privada. Para isso, garante a presença de especialistas, com prioridade para regiões com déficit, como o sertão da Paraíba, que receberá 13 novos profissionais. Muitos atuarão pela primeira vez na rede pública e terão suporte de hospitais universitários e de excelência do SUS para atualização e aprimoramento. A medida qualifica o atendimento, amplia a oferta de serviços e evita que pacientes precisem se deslocar para outras cidades, fortalecendo o SUS”, ressaltou o secretário.
Além da Paraíba, os profissionais chegaram para reforçar a rede pública de saúde em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Ceará e no Distrito Federal.
Autoridades do Ministério da Saúde estiveram presentes em diferentes estados para participar de agendas simultâneas de acolhimento e integração dos profissionais.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025