João Pessoa, 10 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

CCJ do Senado aprova redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1

Comentários: 0
publicado em 10/12/2025 ás 14h25
Imagem ilustrativa - Foto: Marcello Casal Jr

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) uma proposta de emenda à Constituição que reduz a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais e e prevê o fim da escala 6×1Atualmente o limite da jornada é de 44 horas por semana.

Travada há dez anos na Casa, a proposta ganhou fôlego após manifestações e uma mobilização popular, que já reuniu mais de 1,5 milhão de assinaturas a favor do texto. Em um rito mais demorado, a Câmara também discute uma PEC semelhante.

O texto limitando o trabalho diário a 8 horas, com carga máxima semanal de 36 horas, distribuídas em até cinco dias por semana, sem possibilidade de redução de salário.

Além disso, fixa o direito a pelo menos dois dias consecutivos de repouso remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos.

A votação da proposta foi simbólica, e seguirá para análise do plenário do Senado. Caso seja aprovado, o texto ainda precisa receber o aval da Câmara dos Deputados.

MaisPB