João Pessoa, 05 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O programa Antes Que Aconteça apresentou, nesta sexta-feira (5), ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o relatório atualizado sobre a implantação e os resultados das Salas Lilás na Paraíba.
O documento, assinado pela senadora Daniella Ribeiro (PP), coordenadora nacional do programa, foi entregue pela coordenadora estadual, Camila Mariz durante a solenidade de repasse de novas viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar, que contou também com a presença do governador João Azevêdo (PSB), no Centro Integrado de Comando e Controle, em João Pessoa.
A primeira Sala Lilás vinculada ao Ministério da Justiça foi inaugurada na capital paraibana e, poucos meses depois, replicada em Campina Grande. Juntas, registraram 649 atendimentos até novembro (539 somente na capital, onde o serviço já funciona 24 horas por dia, e 110 em Campina Grande) demonstrando a efetividade do modelo e a necessidade de ambientes seguros para o relato e encaminhamento adequado das vítimas.
O relatório evidencia o pioneirismo da Paraíba na estruturação desses espaços humanizados, que garantem acolhimento, escuta qualificada e orientação imediata a mulheres, meninas e meninos vítimas de violência.
“Nesses espaços, as vítimas têm encontrado apoio sensível e atendimento humanizado, consolidando as Salas Lilás como um ponto seguro dentro da nossa rede de proteção.”, afirmou Camila Mariz.
Mais do que números, o documento destaca que cada atendimento representa uma história e um ciclo de violência interrompido. O relatório também reafirma o compromisso do programa de ampliar sua capilaridade, com a implantação de outras 50 Salas Lilás pelo estado, fortalecendo a rede de proteção e garantindo respostas mais ágeis e humanizadas à população.
MaisPB
NA PARAÍBA - 05/12/2025