João Pessoa, 06 de novembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Uma operação conjunta entre o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), garantiu o retorno seguro de uma paraibana, de 60 anos, ao estado, nessa terça-feira (4). A paciente foi repatriada após sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico multifocal durante uma viagem ao Peru, no dia 30 de setembro.
Durante o período no exterior, a paciente recebeu os primeiros atendimentos médicos e, posteriormente, foi removida para o Brasil, permanecendo hospitalizada em Goiás desde o dia 25 de outubro, no Hospital Geral de Senador Canedo. O transporte até a Paraíba foi viabilizado por meio da aeronave Bombeiro 02, do Grupamento de Operações Aéreas (GOA/GRAME), em missão regulada pelo Centro de Regulação de Leitos Interestadual (COFIH) da SES-PB, com apoio terrestre do Programa Coração Paraibano.
De acordo com o médico e coordenador do Grame, Elvio Lievert, a paciente apresentou um evento cerebrovascular isquêmico multifocal de provável origem embólica autoimune, associado à suspeita de síndrome antifosfolípide (SAF), quadro que exigia suporte intensivo contínuo.
“Ela estava internada em Goiás desde o final de outubro, em leito de terapia intensiva, e já reunia condições clínicas de ser transportada com segurança para dar seguimento ao tratamento na Paraíba. A missão envolveu articulação entre estados e reforça o compromisso do Governo da Paraíba com a vida e o cuidado humanizado, mesmo em situações de alta complexidade e grandes distâncias”, explicou o médico.
A operação interestadual envolveu equipes médicas, de enfermagem, pilotos e tripulantes do GOA/GRAME, em um percurso que totalizou cerca de oito horas de voo, com parada técnica para abastecimento em Vitória da Conquista (BA). A paciente manteve-se clinicamente estável durante todo o trajeto, necessitando apenas de oxigênio suplementar.
“A missão exigiu planejamento minucioso e integração entre várias instituições. Apesar das condições meteorológicas adversas no início do voo, conseguimos cumprir todo o trajeto com segurança e dentro da normalidade”, destacou o major Leonardo Guimarães, médico do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e integrante da tripulação.
Ao chegar à Paraíba, a paciente foi recebida pela equipe do Programa Coração Paraibano, da SES-PB, e encaminhada ao Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, em Cabedelo, onde permanece em estado clínico estável e sob cuidados especializados.
O Grame atua desde 2021, transportando pacientes que precisam de cuidados em outras unidades hospitalares, dentro e fora do estado. Atualmente, o serviço conta com duas aeronaves disponíveis, uma delas com autonomia de 4h30 de voo.
MaisPB
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025