João Pessoa, 26 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

João Fonseca viveu um domingo inesquecível na Suíça. Aos 19 anos, o brasileiro derrotou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do ranking mundial, e conquistou o título do ATP 500 da Basileia.
Com o triunfo, João Fonseca alcança um marco histórico: é o primeiro brasileiro a vencer um ATP 500 desde que a categoria foi criada, em 2009, e o maior campeão nacional em simples desde Gustavo Kuerten, que levantou o troféu do Masters 1000 de Cincinnati em 2001 — antes mesmo de Fonseca nascer. O carioca também entra para a história como o quinto mais jovem finalista de um ATP 500 e o segundo mais jovem campeão da Basileia, atrás apenas do americano Jim Courier, que venceu o torneio em 1989.
Com parciais de 6/3 e 6/4, Fonseca confirmou sua melhor semana como profissional e alcançou a maior conquista do tênis brasileiro em mais de duas décadas. O resultado faz o jovem saltar para o 28º lugar do ranking da ATP, consolidando sua ascensão meteórica no circuito.
Emocionado ao erguer o troféu, João não conteve as lágrimas e revelou uma promessa curiosa feita antes da decisão.
“Eu não sabia que o troféu era tão pesado. Agradeço muito à minha equipe pelo esforço diário. Prometi que, se ganhasse este torneio, rasparia o cabelo, então em breve estarei careca. Foi minha primeira final de ATP 500 e espero que venham muitas outras. É uma honra representar o Brasil e sentir o carinho da torcida em cada lugar que jogo, disse o jovem tenista, lembrando ainda da inspiração em Roger Federer, maior campeão do torneio”, relatou.
Segunda taça na elite e uma carreira em plena ascensão
O troféu da Basileia é o segundo título de nível ATP de Fonseca — o primeiro veio em fevereiro, no ATP 250 de Buenos Aires. Além disso, ele venceu o ATP Next Generation de 2024, competição que reúne os melhores jovens da temporada, e soma três títulos de Challenger, dois deles conquistados neste ano.
MaisPB
MOBILIDADE - 24/10/2025





