João Pessoa, 16 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Grupo Graxa de Teatro, fundado em 2005, que celebra 20 anos de trajetória, prepara uma noite especial para o público paraibano. A apresentação comemorativa está marcada para o próximo sábado, dia 18 de outubro, às 19h, no Teatro Santa Roza.
O Graxa de Teatro é reconhecido por dar continuidade à forte tradição do teatro de grupo na Paraíba. O grupo se caracteriza pelo teatro de pesquisa e autoral, priorizando a dramaturgia do ator, a exploração de universos lúdicos e líricos, e o uso da linguagem poética. Sua estética foca na corporeidade do ator, na exploração do espaço e na experimentação de soluções criativas diante dos aspectos técnicos do espetáculo.
O elenco atual é composto por Cely Farias, Ingrid Castro, Itamira Barbosa, Joht Cavalcanti, Kassandra Brandão e Tarciana Gomes. Além da linguagem teatral tradicional, o grupo desenvolve trabalhos com a linguagem performática e arte tecnologia. O elenco tem uma formação acadêmica, sendo todos os membros arte-educadores, e alguns também especialistas em Representação Teatral e mestres em Artes Cênicas.
Em foco na apresentação de sábado estará o espetáculo “Instruções para Ser Humano”, a oitava montagem do grupo. A obra aborda a temática da desumanização presente na contemporaneidade. Com direção de Daniel Porpino, a peça é livremente inspirada em “O Homem Lixo ou Teatro Decomposto” do romeno Matéi Visniec, contando também com textos de Keka Araújo e Julio Cortázar. A sinopse afirma que “o lado humano da humanidade respira por aparelhos”.
O espetáculo é um espelho ampliado sobre o quanto de humanidade ainda nos resta nos dias de hoje e o quanto almejamos dela. A dramaturgia se destaca pela fragmentação, dividida em 12 quadros independentes, mas interligados pela temática, refletindo a compartimentalização e a coisificação do ser humano. A montagem, que tem duração de 70 minutos e é classificada para 14 anos, ambienta o teor cada vez mais asséptico que domina as relações humanas na sociedade atual.
Exposição da História do Grupo
Além da apresentação de Instruções para Ser Humano, o público poderá mergulhar na história do Grupo Graxa. O evento contará com uma exposição de cartazes dos espetáculos que foram montados pelo grupo ao longo desses 20 anos, contando visualmente a trajetória da companhia.
Essa história inclui obras como o monólogo Travessia um trabalho que parte das experiências individuais da atriz Kassandra Brandão que poetiza sua própria dor em cena, sendo uma peça marcante no repertório do grupo e que juntamente com Instruções para Ser Humano foi comtemplada com a pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). As apresentações comemorativas ocorrem após o Grupo Graxa ter sido recentemente contemplado pela PNAB com esses dois espetáculos, este apoio viabilizou a apresentação dos espetáculos Instruções para Ser Humano e Travessia para um público estudantil, promovendo uma dupla ação cultural e educativa: levando o espetáculo Travessia para dentro das escolas e simultaneamente, levando alunos dessas escolas também para o teatro
para assistirem ao espetáculo Instruções para Ser Humano, fortalecendo a missão do grupo de levar o teatro de pesquisa e a reflexão cênica para um público estudantil mais amplo.
EVENTO
APRESENTAÇÃO DE COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO GRUPO GRAXA DE TEATRO E EXPOSIÇÃO DE CARTAZES
Onde: Teatro Santa Roza
Quando: Próximo sábado, 18/10, às 19h
Ingressos:
Vendas: Podem ser comprados antecipadamente através da plataforma Sympla ou no dia da apresentação na bilheteria do teatro. Link: https://www.sympla.com.br/evento/instrucoes-para-ser-humano-graxa-20- anos/3166527
Redes Sociais: @grupograxa
MaisPB
AUDIÊNCIA NA ALPB - 14/10/2025